Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 24 de junho de 2014

 

 

Preparatórios para a 15ª Conferência Nacional de Saúde

 

 


        Com objetivo de debater o contexto e caminhos para a realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde, convidados e conselheiros de saúde se encontraram em Brasília/DF, durante a 55ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Saúde, em 18 de julho de 2014.

 

        O primeiro item de pauta foi a aprovação do manifesto que apresenta à sociedade a Agenda Propositiva para a Saúde nas Eleições 2014. Entre as propostas estão a garantia do direito à saúde e acesso a cuidados de qualidade, valorização do trabalho, educação na saúde e fortalecimento da participação social na saúde.

 

Assista à reportagem especial sobre os Preparatórios para a 15ª Conferência Nacional de Saúde

 

 

        A mobilização da sociedade foi um dos pontos mais comentados pelos presentes. Conselheiros de saúde percebem a necessidade de desenvolver um processo que envolva todos os segmentos de saúde, incluindo os usuários que não participam ativamente das discussões, como observa a conselheira Verônica Lourenço, da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL)."Um percentual muito alto da sociedade de fato não sabe o que é conferência”, garante.

 

        Kátia Souto, da Coordenação Geral de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social (DAGEP/SGEP/MS), levantou a importância de trabalhar a Conferência dentro e fora dos Conselhos de Saúde, além das suas entidades. A conselheira sustenta que a mobilização da 15ª seja assumida internamente por cada entidade na sua forma de organização.

 

        Visar a criação de um processo de Conferência que dialogue com o Plano Nacional de Saúde para a definição de políticas públicas concretas é a percepção do conselheiro Ronald Ferreira, da Federação Nacional dos Farmacêuticos. “A questão central está em como nesse processo nós envolveremos e fortaleceremos as organizações que aqui têm representação", afirma.

 

        Diversos conselheiros, como Carlos Ferrari, da Organização Nacional dos Cegos do Brasil, percebem a importância da atenção à acessibilidade em todas as etapas de realização da Conferência, inclusive em sua mobilização. “Entendo que já na etapa de mobilização é fundamental que a gente se debruce em um Manual Orientador para que os municípios e estados não incorram o erro de fazer conferências que excluam pessoas”, assegura o conselheiro do Conselho Nacional de Saúde .

 

Rafael Bicalho
Fone: (61) 3315-2560
e-mail: rafael.bicalho@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I