Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 25 de junho de 2014

 

 

Tem início, em Brasília, a oficina regional Centro-Oeste e Norte: Financiamento e 25 anos do SUS

 

Equipe Organizadora da Oficina Centro-Oeste e Norte. Foto: Guilherme Kardel

 


        O pesquisador da Fiocruz José Noronha abriu, hoje (25/7), a Oficina Regional Centro–Oeste e Norte sobre  Financiamento e 25 Anos do SUS com uma verdadeira aula sobre a Reforma Sanitária Brasileira.

 

        Ele resumiu o caminho histórico e as lutas pela saúde pública a partir dos anos 70, em plena ditadura militar, quando – tendo como diretrizes políticas sociais, saúde como direito, participação social – atores importantes como movimentos de bairros,  sindicatos, grupos acadêmicos, médicos e profissionais de saúde e mesmo os partidos políticos assumiram a agenda da saúde pública no Brasil.

 

        Noronha destacou que aquele era um momento em que a agenda geral consistia da luta pelas Diretas Já, pela instalação da assembleia constituinte e pelo movimento da anistia.

 

José Noronha abre a Oficina Centro-Oeste e Norte. Foto: Guilherme Kardel

 

        A partir da instalação da Assembleia Nacional Constituinte e da inserção, na nova Constituição, do Sistema Único de Saúde – resultado da 8ª Conferência Nacional de Saúde -, esperava-se que todo o sistema de saúde fosse governamental, mas o pesquisador chamou a atenção para a curiosidade de que, já no governo Collor, quando o artigo da Constituição que instituía o SUS foi regulamentado, deixou-se uma porta aberta para a entrada dos Planos de Saúde.
        

        O pesquisador fez um amplo balanço dos avanços e problemas do Sistema, apontando, principalmente, saídas para os gargalos hoje existentes, que passam pelo financiamento adequado da saúde no Brasil.

        Homenagem – Durante a solenidade de abertura da oficina, dedicou-se uma homenagem póstuma ao ex-conselheiro Gilson Carvalho, falecido em 3 de julho deste ano. 


        Carvalho era médico pediatra e especialista em saúde pública e foi conselheiro nacional, membro da comissão de financiamento do CNS e um dos formuladores do debate sobre financiamento da saúde.

 

Ronald Ferreira homenageia Gilberto Carvalho. Foto: Guilherme Kardel

        As oficinas regionais sobre financiamento e 25 anos do SUS têm por objetivos resgatar o processo histórico dos 25 anos do SUS, com a divulgação e sensibilização dos diversos atores regionais do controle social na saúde e um amplo debate sobre o projeto Saúde + 10, defendido pelo Conselho Nacional de saúde e sua inserção na XV Conferência Nacional de Saúde

 

        Ainda hoje serão discutidos os dispositivos operacionais do financiamento do SUS e a realidade estadual dos aspectos legais e operacionais do SUS.  Veja agenda completa em

 

        Confira a reportagem especial clicando na imagem abaixo.

 

 

Waldemar Gadelha
Fone: (61) 3315-2560
e-mail: waldemar.neto@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I