Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de junho de 2014

 

 

Conferência reúne representantes dos diversos segmentos da sociedade

 


        Na abertura da 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (4ª CEST) na quarta-feira, 23, no Fiesta Hotel da Bahia, em Salvador, o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, ressaltou que a Conferência é um espaço “muito inteligente e rico” por reunir em um único lugar representantes do poder público, gestores, sindicatos, sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

 

        Durante seu discurso, Couto convocou os participantes para aproveitarem a oportunidade: “aproveitem bem este espaço para que a gente não apenas passe por esta Conferência, mas que ela seja rica em propostas que visem a promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores”. O evento segue até a próxima sexta-feira, 25, e as propostas aprovadas serão apresentadas na Conferência Nacional.

 

        O primeiro dia do evento reuniu cerca de 380 pessoas e foi marcado por palestras, grupos de trabalho e painéis relacionados aos eixos temáticos da 4ª CEST, além da apresentação do seu regulamento.

 

        A professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graça Druck, destacou a importância de mobilizações desta natureza para combater a “precarização” da saúde, e alertou que nem sempre a “modernização é boa para o trabalhador” e citou como exemplo a discussão em torno da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que  classifica como ultrapassada. No entanto, Druck ressaltou que sua “extinção, representaria um retrocesso na conquista dos direitos dos trabalhadores”.

 

        A presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) Maria do Socorro, acrescentou que as mobilizações têm que ser acompanhadas de propostas bem delimitadas, que possibilitem pensar o país a longo prazo e não apenas o implemento de políticas para quatro anos, lembrando que acontecem cerca de 700 mil acidentes de trabalho por ano, desde aqueles ocorridos no percurso entre a residência e as empresas, até os que acontecem no local de trabalho.

 

Cenário dos trabalhadores da Bahia –  A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast), Letícia Nobre, explica que tem havido melhoras para os trabalhadores como implementação de políticas públicas, regionalização e interiorização do trabalhado, mais geração de emprego e renda a partir da criação de polos industriais, agronegócio, mineração, hotelaria, turismo, dentre outros.

 

        No entanto, ela pontua que o número de trabalhadores no Estado que ainda vivem na informalidade é muito alto, o que reflete diretamente nos índices relacionados à saúde, pois a maioria dos acidentes deixa de ser contabilizado pelo INSS, uma vez que estes profissionais não são cadastrados.

 

        A diretora destaca que os segmentos com maior número de acidentes são transporte, agricultura e construção civil. E os maiores índices relacionados à informalidade encontram-se na mineração, construção civil e na agricultura. “Por isso uma das propostas apresentadas é que o SUS passe a registrar as causas dos acidentes para que se tenha uma estatística mais ampla e coerente com a realidade dos trabalhadores”, destaca Leticia Nobre.

 

        Já as doenças mais identificadas como decorrentes do trabalho são as pulmonares, doenças mentais, Lesões por Esforço Repetitivo (LER), depressão e quadros associados.

 

Waldemar Gadelha
Fone: (61) 3315-2560
e-mail: waldemar.neto@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I