Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de julho de 2014

 

 

CISMU se reúne em Brasília

 


        A Comissão Intersetorial da Saúde da Mulher (CISMU) se reuniu nos dias 29 e 30 para tratar de assuntos sobre o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), dentre os quais a Agenda Propositiva do CNS nas eleições 2014  e a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em 2015.


        A Comissão defende os direitos sexuais e direitos reprodutivos com o respeito às escolhas de mulheres e homens sobre sua saúde e sua vida, além de combater a discriminação de gênero e promover a redução da mortalidade materna.

 

Comissão Intersetorial da Saúde da Mulher se reúne em Brasília/DF.

 

        Na oportunidade, a presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro Souza, afirmou que é um desafio ter um Conselho que dialoga com a comunidade. “Nos últimos três anos, houve mudanças e avanços no controle social, especialmente, no CNS  e no que se refere às suas Comissões, que têm papel estratégico nesse processo de mudanças de construção”, garantiu.

 

        Maria do Socorro falou, ainda, que para se ter boas estratégias de mobilizações nas Conferências de Saúde é preciso permitir a participação de sujeitos sociais organizados e não organizados, estimular a mobilização dos movimentos sociais através das redes sociais, plenárias e conferências livres.

 

        Para ela, o processo das Conferências deve contemplar prioridades como: a mobilização da sociedade em defesa do SUS e do direito à saúde; financiamento da saúde; afirmação da saúde como direito humano; política de valorização do trabalhador e da trabalhadora na área de saúde; e o desenvolvimento científico e inovação tecnológica.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I