Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 12 de agosto de 2014

 

 

 

Conselheiros aprovam inovações para a 15ª Conferência Nacional de Saúde

 


        O plenário aprovou na reunião do mês de agosto do Conselho Nacional de Saúde (CNS) propostas político-organizativas que servirão de base para o decreto de convocação da 15ª. Conferência Nacional de Saúde, a ser assinada ainda este ano pela presidenta da República, Dilma Rousself.

 

        Ampliar a participação popular e aumentar o poder de decisão do Controle Social na formulação do Plano Nacional de Saúde e no Plano Plurianual está entre as muitas inovações que se pretende empreender.

 

        O tema da 15ª Conferência Nacional de Saúde, convocada com mais de um ano de antecedência, é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”. Com forte apelo popular, a intenção é convocar a sociedade brasileira, dos setores organizados ao cidadão comum, para participar de todas as etapas da conferência.

 

        A primeira etapa, a ser realizada de agosto de 2014 a março de 2015, tem por objetivo articular o calendário da saúde coletiva brasileira e dos movimentos sociais e populares, para diálogos e formulações acerca da efetivação da Saúde enquanto direito, promovendo uma ampla avaliação da Saúde no Brasil. Busca, ainda, ampliar a mobilização social de segmentos não representados em espaços instituídos de participação. A mobilização nesta etapa pode ser por tema, segmento ou região de saúde, presencial ou virtual por meio de redes sociais, e culminará com a realização da 19ª Plenária Nacional de Conselhos e Movimentos Sociais, prevista para 07 de abril de 2015, data em que se celebra o Dia Mundial da Saúde.

 

        A segunda fase, que são as etapas Municipais e Estaduais, terão por finalidade a indicação de diretrizes e eleição de delegados e delegadas, e está prevista para o período de março a outubro de 2015. A terceira fase é a Conferência Nacional de Saúde, propriamente dita, e ocorrerá em novembro de 2015, em Brasília. É o espaço máximo de deliberação e contará com o conjunto de diretrizes ascendentes das etapas anteriores. Objetiva a construção de Diretrizes Nacionais para compor o Relatório Final da 15ªConferência com a perspectiva de Construção de um “Plano Decenal para a Saúde Brasileira”.

 

        Outra importante inovação é a criação da quarta etapa, que é o Pós Conferência Nacional, de modo que possamos dispor de mecanismos e instrumentos para monitorar e avaliar, no período dos quatro anos seguintes, as deliberações aprovadas.

 

        De acordo com a presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza e Mesa Diretora, depois das mobilizações de junho de 2013, o controle social da saúde tem o dever de entrar na cena política, politizar a agenda da saúde e mobilizar a sociedade brasileira em defesa de seus direitos e de um sistema universal de qualidade para todos. “Precisamos resgatar a legitimidade política do SUS e das conferências de saúde, gerando força social em cada canto do país”, enfatizou a presidenta.

 

        Vale ressaltar que todas estas propostas, sistematizadas e melhoradas por um Grupo de Trabalho composto por conselheiros nacionais, iniciaram com o debate realizado em diversos espaços de gestão participativa e do controle social, como a II Expogep, Oficina de preparação do Abrascão 2015, Congresso da Rede Unida, Jornada das Comissões do CNS, Encontro Nacional de Conselhos e 18ª Plenária Nacional de Conselhos.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I