Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de setembro de 2014

 

 

Fundação Oswaldo Cruz aprova Carta Política

Documento, resultado de discussão dos trabalhadores da instituição, reafirma compromissos com a saúde e a sociedade


        A Fundação Oswaldo Cruz aprovou a Carta Política, documento que reafirma o compromisso institucional com os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), com a saúde como direito humano e fator decisivo para a inclusão social e para o desenvolvimento. O texto foi deliberado na plenária de encerramento da sétima edição do Congresso Interno - instância máxima de decisão dos trabalhadores da instituição, que se reúne a cada quatro anos para decidir sobre assuntos estratégicos da Fiocruz.


Neste ano, participaram da cerimônia de abertura do evento, realizado entre 19 e 22/8, no Campus Manguinhos, no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Arthur Chioro; o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha; e o secretário de saúde do Estado do Rio de Janeiro, Marcos Musafir. O tema do 7º Congresso Interno foi Conhecimento e inovação para a saúde, desenvolvimento e cidadania.


Arthur Chioro discorreu sobre os desafios do Sistema Único de Saúde e falou sobre o tema do Congresso. “A escolha revela, mais uma vez, a abrangência dos desafios que estão colocados para a Fiocruz e, consequentemente, para o país como um todo”, disse o ministro, que ressaltou a forma de organização democrática da instituição. Os trabalhadores da Fiocruz elegem os diretores das unidades técnicas e o presidente, definido depois em lista tríplice encaminhada ao presidente da República.


Gestão participativa


“A Fiocruz mostrou, ao longo da sua trajetória, que uma instituição complexa e abrangente pode se envolver em diferentes processos participativos, nos quais o conjunto de dirigentes e de trabalhadores que a compõem se compromete com as discussões dos rumos de curto, médio e longo prazo de todas as instituições do país”, afirmou o ministro. Foram realizados dois seminários preparatórios para o 7º Congresso Interno: em 23/7, para discutir o Documento de Referência, base para o Plano Plurianual da Fundação; e em 1/8, para debater o modelo de desenvolvimento e o papel do Estado na área de saúde.


No último seminário, participaram da mesa os presidentes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza; da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Luis Eugenio Souza; e da Fiocruz, Paulo Gadelha. Os convidados falaram de suas expectativas em relação à instituição, tema tratado também pelo ministro na abertura do evento. “Interessa-nos muito que os resultados do 7º Congresso da Fiocruz atinjam os seus objetivos, não só para a instituição, mas para a Saúde do próprio país”, afirmou. “Assim, a Fiocruz sai na frente em processos, como a 15ª Conferência Nacional de Saúde, o Plano Plurianual (PPA) para a área da saúde e o Plano Nacional de Saúde”, completou.

 

Durante o 7º Congresso Interno, do qual participam mais de 300 delegados eleitos pelas unidades da Fundação, foram debatidos em dez grupos de trabalho a Carta Política e o Documento de Referência. Este último foi dividido em cinco eixos: Atenção, vigilância e formação para o SUS; C&T, saúde e sociedade; Complexo produtivo e de inovação em saúde; Saúde, ambiente e sustentabilidade; e Saúde, Estado e cooperação internacional. A extensão do documento, trabalhado com apoio do Sistema de Apoio a Conferência do DataSUS, impossibilitou a votação nessa primeira fase. Novo encontro será realizado em dezembro para deliberação do texto.

 

 

Danielle Monteiro

Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz

Coordenadoria de Comunicação Social - Presidência Assessora de Comunicação

(21) 3885-1065

danimonteiro@fiocruz.br

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I