Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 04 de setembro de 2014

 

 

Programa Mais Médicos que atende 50 milhões de pessoas completa um ano

 


        A presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza participou, hoje, junto com os Ministérios da Saúde, Arthur Chioro e o da Educação, Henrique Paim, da coletiva para apresentar balanço de um ano do programa Mais Médicos. Na ocasião, também, foi apresentado dados de pesquisa de opinião ressaltando os pontos positivos do Programa, além da divulgação da seleção de municípios para a implantação de novos cursos de medicina no país.  

 

        O programa Mais Médicos atendeu 100% da demanda apontada pelas prefeituras. Disponibilizando 14.462 profissionais para 3.785 municípios e para os 34 distritos indígenas, expandindo o atendimento em saúde para 50 milhões de pessoas. Mais de 75% dos médicos estão em municípios de alta vulnerabilidade social.

 

        Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, “O programa Mais Médicos efetivamente está garantindo mais acesso, qualidade e mais humanização no atendimento”.

 

        Segundo a presidenta do CNS, Maria do socorro, “O programa foi uma reivindicação da sociedade que quer mais profissionais de saúde no atendimento. Isto esta mudando o perfil do atendimento básico no Brasil, mais ainda é preciso avançar na formação de novos profissionais”.

 

Mais Médicos completa um ano. Foto: Rondon Vellozo

 

        Sobre a infraestrutura, o governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e R$ 1,9 bilhão para construções e ampliações de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Das 26 mil UBS que tiveram recursos aprovados para construção ou melhoria, 20,6 mil estão em obras ou já foram concluídas. Em relação às UPAs, 363 já foram concluídas de um total de 943 propostas aprovadas.

 

        Em relação a expansão e reestruturação da formação médica no país está prevista a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil de residência médica, com o foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS. Em relação à residência, um total de 2.822 novas vagas já foram criadas. 

 

        A abertura de novos cursos e vagas de graduação leva em conta a necessidade da população e a infraestrutura dos serviços – com isso, mais faculdades surgirão em localidades com escassez de profissionais, como no Nordeste e no Norte do país, e em cidades do interior de todas as regiões brasileiras.

 

Mais Médicos completa um ano. Foto: Rondon Vellozo

 

        Foi apresentada pelo Ministério da Saúde pesquisa dos resultados e impactos do programa Mais Médicos, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foram questões relacionadas ao atendimento. As entrevistas foram realizadas com cerca de quatro mil pessoas, acima de 16 anos, em 200 municípios atendidos pelo Programa. 95% estavam muito satisfeitos ou satisfeitos com a atuação do médico, 87% deram notas de 8 a 10 para o Mais Médicos, 86% dizem que a qualidade da assistência melhorou após a chegada dos profissionais, 74% dizem que o Programa está melhor do que a expectativa.

 

        Segundo Chioro  essa pesquisa confirma que aqueles que usam o Programa Mais Médicos, na periferia de grandes cidades, no interior do país, na Floresta Amazônica, no sertão nordestino, estão muito satisfeitos com o médico.

 

Henrique Paim, Ministro da Educação. Foto: Rondon Vellozo

 

        Durante o balanço do Mais Médicos, o Ministério da Educação (MEC) apresentou a lista de 39 municípios aptos a receberem  novos cursos de Medicina como parte da estratégia do Programa Mais Médicos de expansão da formação no país. São cidades em 11 estados, com 70 mil habitantes ou mais e que não tinham curso superior para graduação de médicos no território. O MEC vai lançar, ainda, este mês, uma chamada pública voltada a instituições privadas de ensino superior interessadas em abrir cursos nesses 39 municípios.

 

        Segundo o ministro Henrique Paim, a abertura efetiva dos cursos pode se estender até 2017. “O nosso objetivo é ofertar cursos de qualidade, para isso precisamos de planejamento e é o que estamos fazendo com esse edital para novos cursos”, afirmou.

 

        Prefeitos de vários locais participaram do anúncio.

 

 

Lídia Maia

Fone: (61) 3315-3179
e-mail: lidia.silva@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I