Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 3 de outubro de 2014

 

 

Conselho Nacional de Saúde reforça campanha Outubro Rosa

 


        O mês de outubro é  marcado pela campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do  câncer de mama. São 31 dias dedicados à campanha “Outubro Rosa”, com reflexões e ações sobre o tema que mostra os avanços já conquistados e os desafios para vencer o câncer que atinge um grande número de brasileiras por ano.

 

        Segundo a conselheira e coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Espirito Santo Tavares, “Santinha”, o CNS esclarece o que é o câncer de mama e orienta as mulheres a realizarem a mamografia a partir dos 50 anos de idade, conforme determina o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA). “Se já houve casos de câncer de mama na família, a mulher deve redobrar os cuidados realizando a mamografia antes mesmo dos 50 anos”, alertou a conselheira.

 

 

        A Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher, do CNS, tem como objetivos, entre outros, subsidiar o Conselho na avaliação das condições de saúde da mulher e nas questões específicas da saúde em sua interface com as demais políticas de saúde e fortalecer o controle social sobre as ações de saúde para as mulheres propostas pelo gestor federal e desenvolvidas pelas três esferas de governo, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de garantir uma política de saúde para as mulheres que respeite os direitos humanos, direitos sexuais, direitos reprodutivos e sua autonomia como cidadãs.

 

        De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o câncer de mama é a primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno, que quando descoberto no início, tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.

 

        Em 2011, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica no país. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, o SUS tem 277 serviços na assistência oncológica que atendem a 298 unidades hospitalares distribuídas nas 27 unidades da federação para a detecção e tratamento de câncer em todo País. Com o investimento do Governo Federal, mais de 3,6 milhões de sessões de radioterapia e quimioterapia foram feitas pelo SUS, com investimento de R$ 491,8 milhões. As cirurgias oncológicas refletem a preocupação com o combate contra a doença e no ano passado, foram investidos R$ 16,8 milhões na área.


 

Lídia Maia

Fone: (61) 3315-3179
e-mail: lidia.silva@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I