Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 9 de outubro de 2014

 

 

Organização da 4ª Conferência apresenta programação na reunião do CNS

 


        O coordenador geral da 4ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT) e Conselheiro Nacional do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Geordeci Menezes de Souza, apresentou, hoje, aos conselheiros, a programação para a 4ª CNSTT, que acontece de 15 a 18 de dezembro de 2014 no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O tema é “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado”. São esperados 1.128 delegados, eleitos em todo o país e 88 convidados.

 

        Segundo Souza, a 4ª Conferência terá um formato diferente das outras que já aconteceram no CNS. Haverá 12 palestras intituladas “Diálogos Temáticos”, voltadas para as propostas estaduais e outras 12, denominadas “Diálogos Transversais”, que discutirão assuntos que não apareceram nas resoluções estaduais. “É necessário que os delegados se apropriem e tenham oportunidade de debater questões de gênero, raça,  seguridade social, orientação sexual e outros temas”, esclareceu Souza. Para o conselheiro, esses assuntos são importantes para o conjunto da classe trabalhadora.

 

Plenário debate a 4ª CNSTT

 

        A programação tem início com a Plenária de Abertura, seguida de mesa redonda com o tema “Desenvolvimento econômico, social e ambiental e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora”. Nas palestras dos “Diálogos Temáticos”, serão discutidos diversos assuntos como Participação e Controle Social, Vigilância em Saúde, Gestão do Trabalho no SUS, Educação em saúde do trabalhador e da trabalhadora, entre outros. Nas palestras dos “Diálogos Transversais”, serão abordados Saúde Mental e trabalho, Proteção Social: Os desafios da seguridade social, Reabilitação e retorno ao trabalho, Saúde no trabalho, Mortes no Trabalho, Desigualdade no trabalho, populações vulneráveis e racismo institucional e outros.

 

        “É importante na Conferência aprofundar mais no debate na área da Saúde do trabalhador e da trabalhadora, na perspectiva de pautar a diminuição de mortes no trabalho onde o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial. Da mesma forma se faz necessário fazer abordagem sobre o uso de agrotóxico no país, já que atinge não só os trabalhadores rurais e suas famílias, mas toda a sociedade brasileira que acaba consumindo esses produtos em nossa alimentação”, enfatizou Souza.

 

        Na próxima terça-feira (14) haverá reunião da Comissão Organizadora para dar continuidade ao processo de organização da 4ª CNSTT.

 

Lídia Maia

Fone: (61) 3315-2560
e-mail: lidia.silva@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I