Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de outubro de 2014

 

 

Nota de Repúdio

 


        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) vem a público repudiar as manifestações racistas expressadas durante o período de suspeita de infecção por vírus ebola em um imigrante da Guiné, reportada na cidade de Cascavel/PR, no início do mês de outubro de 2014.



        O Brasil possui mais de 50% de sua população autodeclarada negra, e casos de racismo são vivenciados e registrados cotidianamente pela maioria desta população.  O Ministro da Saúde, Dr. Arthur Chioro, ao pronunciar-se, em entrevista coletiva, no dia 11 de outubro, sobre o caso afirma que: “Manifestações racistas são inaceitáveis em um país que se diz civilizado como o nosso. Temos que repudiar. É inaceitável que, alguns brasileiros aproveitem esse momento para colocar a sua raiva, seu ódio e suas manifestações racistas para fora”.



        Ressaltamos que o Ministério da Saúde reconheceu no ano de 2006, o racismo enquanto um determinante social, confirmando o impacto deste na saúde da população. Esta situação foi corroborada no mesmo ano com a aprovação pelo CNS, da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que tem como objetivo promover a saúde integral deste segmento populacional, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).



        Neste sentido o CNS, reafirma  o papel importante do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE- SUS- no cuidado e na vigilância, garantindo  segurança a toda população  brasileira,​  veementemente repudia os atos  racistas e reitera a necessidade do combate ao racismo em todas as esferas e suas manifestações.

 

Brasília-DF, 14 de outubro de 2014

 

MESA DIRETORA
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I