Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de outubro de 2014

 

 

CNS participa da 14ª Expoepi e aborda o controle social na construção da vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos

 


        A presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, participou do 6º painel de discussões da 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), que acontece em Brasília e se estende até 31 de outubro.


        Em sua apresentação sobre o Controle Social na Construção da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, Maria do Socorro de Souza, fez reflexão sobre as eleições 2014 e lamentou que a questão ambiental não ganhou dimensão para repensar o papel do Brasil no cenário mundial, no mercado globalizado para questionar as tecnologias que entram  e são incorporadas na cultura brasileira e que tem comprometido significadamente a qualidade de vida da população. “Essa luta precisa sair do campo dos trabalhadores do campo. Tem que envolver relação campo-cidade”, completou. A Presidenta ressaltou o papel da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no contexto atual da agricultura familiar e o trabalho do Ministério da Saúde. Para ela é preciso um olhar diferente para a agricultura familiar, que é uma das principais atividades geradoras de novas fontes de trabalho na América Latina. “É extremamente importante reconhecer a luta do Ministério da Saúde nas ações realizadas para melhorar a saúde da população exposta a agrotóxicos”, afirmou.

 

CNS participa de mesa da EXPOEPI. Foto: Rafael Bicalho - ASCOM/CNS


        A mesa foi coordenada pelo representante da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Carlos Corvalan. Além de Maria do Socorro de Souza participaram, ainda, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância da Saúde (SVS/MS), Carlos Augusto Vaz, o Procurador Geral do Trabalho de Pernambuco (MPT/PE), Pedro Luiz Gonçalves Serafim da Silva e a representante da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), Aline do Monte Gurgel.


        O diretor Carlos Vaz, disse que o Brasil se destacou em 2008 como o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Em 2010, o consumo representou 19% do mercado mundial. A taxa de crescimento do mercado brasileiro de agrotóxicos, entre 2000 e 2010, foi de 190%, contra 93% do mercado mundial. Vaz também abordou sobre o papel da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos, que atua em todo o território nacional e que tem como objetivo desenvolver ações integradas de saúde, voltadas para a adoção de medidas de prevenção dos fatores de risco, promoção à saúde e vigilância em saúde das populações expostas, ou potencialmente expostas a agrotóxicos.


        O procurador Pedro Serafim apresentou a situação do agrotóxico em Pernambuco. Para ele o agrotóxico tem uso indiscriminado no Brasil, e por meio de controles legais essa realidade deve mudar. “Contamos com o apoio do terceiro setor e dos órgãos públicos”, finalizou. A representante da SES/PE, Aline Gurgel, falou sobre a atuação da Secretaria no combate a intoxicação por agrotóxicos. Ela destacou o estado como um modelo de referência na vigilância. Para ela é importante que tenha o envolvimento dos movimentos sociais e trabalhadores, porque são os primeiros afetados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos.


SERVIÇO:
O que: 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi)
Data: 28 a 31 de outubro de 2014
Início: 8h30

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília/DF

 

Lídia Maia

Fone: (61) 3315-2560
e-mail: lidia.silva@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I