Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 19 de novembro de 2014

 

 

Oficina de Comunicação e Informação preparatória para a #15CNS

 

Clique acima e assista à reportagem de cobertura do evento


        A primeira Oficina de Comunicação e Informação preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde aconteceu entre os dias 10 e 12 de novembro no Rio de Janeiro. “Nós temos uma tarefa importante em dizer que saúde é importante como setor para poder dinamizar o desenvolvimento econômico e social”, afirma Maria do Socorro de Souza, presidenta do Conselho Nacional de Saúde.

        Os objetivos do encontro eram contribuir com os processos de democratização da comunicação e do SUS; analisar a comunicação em saúde e a interface com a mobilização social; apresentar experiências de construção do exercício da cidadania e da luta pelo direito à saúde; além de analisar a situação e cenários sobre o SUS, o controle social e a comunicação no SUS.

 

        Conselheiros de saúde e representantes de movimentos sociais também utilizaram o encontro para dividir experiências de comunicação em seus municípios. “Eu tenho meu modo de comunicar, vou aprender e contribuir. Me senti muito feliz de estar aqui com vocês nessa mesa”, celebra Rosalina Batista, conselheira de saúde.

 

Clique acima e veja todas as fotos do evento

 

        João Palma, Secretário Executivo do Conselho Nacional de Saúde, lembra que a 15ª Conferência Nacional de Saúde está chegando. “A 15ª Conferência Nacional de Saúde está começando a ganhar uma dimensão que os interessa muito. Ela está pautada em todos os cantos, espaços e falta exatamente um ano”, afirma o Secretário.

 

        Michely Ribeiro, da Rede Lai Lai Apejo, ressalta a necessidade de fortalecer o debate a partir da ciência e cultura, fomentando as redes sociais. “A comunicação e a sociedade são uma coisa só. E isso tem sido reiterada a todo o momento nos nossos diálogos dessa Oficina a necessidade daquilo que está pautado na sociedade, necessariamente passar por um processo de comunicação”, lembra a também conselheira nacional de saúde.

 

        Durante o encontro foram realizados também trabalhos em grupo. Divididos por Região, os GTs fizeram análises acerca da situação do SUS e do Controle Social, levantando estratégias de comunicação para a Conferência.

 

        Márcia Correia, diretora do Canal Saúde, lembrou que um dos objetivos da #15CNS é que a sociedade saiba que a Conferência irá acontecer e para quê ela serve. Além disso, reforçou a intenção do Canal de Saúde de participação ativa neste processo. “O Canal Saúde está à disposição. O Canal Saúde é o canal de televisão do Sistema Único de Saúde. E para que isso se efetive vocês precisam se apropriar dele”.

 

 

Rafael Bicalho

Fone: (61) 3315-2793
e-mail: rafael.bicalho@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I