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Brasília, 4 de novembro de 2014

 

 

CNS apoia campanha Novembro Azul

 


        A Campanha “Novembro Azul” intensifica neste mês a prevenção e o tratamento da saúde do homem, em especial contra o câncer de próstata. A Campanha foi criada justamente para desmistificar o exame de toque e alertar a ala masculina sobre a doença.

 

        Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.

 

        Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

 

        Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

 

Foto: Divulgação

 

        Os principais prédios e monumentos de Brasília ganharam iluminação especial em referência ao movimento “Novembro Azul”. Entre os prédios iluminados de azul estão o Congresso Nacional, Memorial JK, Palácio do Buriti, Catedral Metropolitana, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

 

Lídia Maia

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