Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de dezembro de 2014

 

 

Intersetorialidade na saúde do trabalhador e trabalhadora

 



        Os Diálogos Temáticos, primeira atividade do segundo dia da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ªCNSTT), terminaram. Debatendo o tema Intersetorialidade na Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, esteve presente Sérgio Carneiro, do Ministério da Previdência Social e Marta de Freitas, do Fórum Sindical e Social de Saúde do Trabalho do Estado de Minas Gerais.

 

        Para o debate foi apresentado uma sistematização sobre os princípios e diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), a partir da relação com a categoria trabalho, meio ambiente, panorama epidemiológico e com os determinantes sociais das desigualdades em saúde, enfatizando a necessidade de uma inserção orgânica da temática da saúde do trabalhador em todas as instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS) e nas três esferas de gestão.

 

        As maiores intervenções por parte dos participantes foram sobre a questão da perícia médica, das equipes multiprofissionais, a relação entre os peritos médicos e assistentes sociais, sobre a reabilitação profissional e as especificidades em alguns campos de trabalho, como a pesca. A lei que obriga empresas a contratar médicos também foi questionada por participantes, que alegam que os médicos não costumam ir contra os empregados por medo de perder o emprego, e por isso, não há, na prática, a prevenção e segurança do trabalho. Outro ponto relevante, foi a generalização dos peritos médicos, segundo participantes, alguns não sabem interpretar os laudos médicos e os ignoram.

 

        Para Marta de Freitas, “a perícia médica tem que ser multidisciplinar e temos, antes de tudo, dizer que perícia médica queremos. Temos que discutir o que é essa perícia e saber que os bons peritos também sofrem”. Para ela, é preciso rediscutir o modelo de perícia do Brasil e rever a CLT de forma que atenda a atual demanda do mundo do trabalho, o que, segundo ela, irá impactar diretamente na saúde do trabalhador.

 

        Sérgio Carneiro, encerrou o debate dizendo que a questão central não é a perícia, mas como reconhecer o benefício da incapacidade e como inserir essa pessoa no mundo profissional e social, já que o trabalho é, também, um meio de inserção social, “temos que discutir e reformular o modelo de avaliar a capacidade laboral”. E concluiu, “o INSS abriu um processo de diálogo com a sociedade e está Conferência é um movimento nesse sentido”.



Acesse a programação no site da 4ªCNSTT: http://conselho.saude.gov.br/web_4cnst/index.html

Texto: Ayana Carneiro - ASCOM/CNS
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I