Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 3 de julho de 2014

 

 

Morre em São José dos Campos o ex-conselheiro do CNS Gilson Carvalho

 

 

        É com pesar que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) comunica o falecimento do médico pediatra e especialista em saúde pública, Gilson de Cássia Marques Carvalho.  O médico era referência na saúde e respeitado em âmbito nacional e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no país.

 

        O motivo da morte foi em decorrência de problemas respiratórios ocorridos após cirurgia para remoção do câncer nos rins realizada semana passada em Barretos (SP). O médico deixa quatro filhos e dois netos.

 

        Carvalho foi Conselheiro Nacional, membro da Comissão de Financiamento do CNS, um dos grandes formuladores do debate sobre financiamento da saúde. Foi também secretário de Saúde em São José dos Campos nas gestões de Joaquim Bevilacqua (1988-1989) e Pedro Yves Simão (1990-1992). 

 

Foto: Reprodução/Twitter

 

        Para a presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, a lembrança que sempre teremos do Gilson Carvalho é de um líder combativo do SUS e um grande entusiasta para todos nós Conselheiros de Saúde desse pais . "De onde ele estiver irá emanar muita luz e sabedoria para nós que seguimos nesta luta", afirmou.

 

        Segundo o representante da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conselheiro do CNS, André Luiz Oliveira, o colega Gilson Carvalho sem dúvida era um grande profissional que vai deixar muita saudade na saúde pública brasileira, não só pelas domingueiras, mas também pelo referencial que ele representa para a saúde publica e financiamento da saúde. Deus conforte a família.

 

        "O Controle Social e Gilson Carvalho se confundem numa mesma ideia. É Participação Popular. Enquanto tiver SUS, Participação Social e luta por um sistema que permita que as pessoas vivam mais e melhor, Gilson estará vivo", assesgurou o Conselheiro do CNS Ronald Ferreira dos Santos.

 

Lídia Maia
Fone: (61) 3315-2576
e-mail: lidia.silva@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I