Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 23 de fevereiro de 2015

 

 

Homenagem à ex-conselheira nacional Lurdinha Rodrigues


        No dia 14 de fevereiro, a bandeira da defesa dos direitos das mulheres perdeu uma de suas militantes mais aguerridas, vítima de acidente de carro, na Bahia. Lurdinha Rodrigues, coordenadora-geral de Diversidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), foi conselheira nacional de saúde entre 2009 e 2012. Nesse período, coordenou a Comissão de Saúde da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do CNS.  

 

Foto: Acervo CNS


        Também faleceram no mesmo acidente a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da SPM, Rosangela Rigo, e a professora Célia Maria Escanfella.

 

        A seguir, para uma breve homenagem, o portal do CNS compartilha depoimentos de alguns conselheiros que tiveram a oportunidade conviver com Lurdinha Rodrigues.

 

        “Esperança e alegria na forma de fazer a luta política por um mundo melhor e mais justo é o que Lurdinha nos deixa como aprendizagem e herança. Ela partiu na frente, mas continuará regando nossos caminhos com luz, sabedoria e alegria.”
Maria do Socorro de Souza, presidente do CNS, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag)

 

        “Lembro dos debates com a conselheira Lurdinha relacionados com alguns temas polêmicos no CNS. Tínhamos posições diferentes, mas as discussões eram pautadas pelo respeito e pela responsabilidade de nossa representação. Peço a Deus conforto para todas as pessoas que conviveram com a Lurdinha.”
Clóvis Boufleur, representante da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

 

        “Tive o privilégio e a alegria de conviver com Lurdinha. Militante aguerrida, de força e ternura. Articuladora e defensora intransigente dos direitos das mulheres, de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Feminista que compreendia a dimensão do feminino para além dos direitos sexuais e reprodutivos. Defensora do SUS como direito à vida e direito humano, universal para todos e todas. Como conselheira de saúde, sua determinação foi imprescindível na luta para a aprovação e pactuaçao da Política Nacional de Saúde Integral da População LGBT.  Como gestora continuou firme na defesa das mulheres, do respeito à diversidade e à pluralidade. Às vezes, divergíamos sobre como fazer e conversávamos longamente trocando ideias e experiências; chegávamos ao consenso alegres. Seu exemplo, seu sorriso, marcas que deixam imensa saudade e a certeza que continuaremos juntas na luta por um Brasil mais justo, mais igual e mais humano. Amiga e companheira de caminhada, sua estrela lilás e vermelha continuará iluminando nossos corações e caminhos! Lourdinha presente!”

Kátia Souto, Diretora do Departamento de Apoio à Gestão Participativa, representante do Ministério da Saúde

 

        “A conselheira Lurdinha foi uma pessoa que lutou bravamente para ampliar e aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde (SUS). As armas que ela utilizava eram valores de vida como honestidade, transparência e amor ao próximo. Certamente ela fará falta na nossa luta, mas com certeza sua energia continuará nos contagiando na caminhada em busca por uma saúde pública de qualidade.”
Wilen Heil e Silva, representante do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito)

 

 

 

Nita Queiroz
Equipe de Comunicação do CNS

Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I