Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 02 de março de 2015

 

 

Secretárias e secretários executivos dos conselhos se reúnem em Brasília


Foto: Luiz Parahyba

        Os secretários executivos dos conselhos de saúde estaduais e das capitais se reuniram nesta sexta-feira (27/2), no Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília/DF, para compartilhar informações sobre a organização das plenárias regionais e das etapas municipais e estaduais da 15ª Conferência Nacional de Saúde.


        A reunião foi aberta pela presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, que destacou o empenho do Conselho Nacional de Saúde em garantir uma conferência mais participativa. “Nossa luta é maior: precisamos convencer a sociedade de que saúde pública é o melhor caminho. Por isso, estamos investindo em um novo formato para incluir novos sujeitos neste processo, democratizando mais os debates”, afirmou.


        Durante todo o dia, as secretárias e secretários executivos puderam tirar dúvidas e mostrar também os caminhos que cada estado/município têm buscado para contornar os problemas enfrentados.


 

Foto: Luiz Parahyba

        O secretário executivo do CNS, João Palma, explicou que o colegiado está apostando em um processo de mudança para realizar uma conferência que fique marcada na história. “Não queremos uma conferência protocolar. Isso exige uma sintonia muito fina com as secretárias e secretários executivos dos conselhos de saúde porque o regimento da conferência nacional vai refletir nos regimentos estaduais e municipais.” 


 

        Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: um direito do povo brasileiro”, a 15ª Conferência será o grande momento para avaliar a situação da saúde pública no Brasil, mobilizar a sociedade em defesa do Sistema Único de Saúde e repensar os instrumentos de planejamento deste modelo.


        Mobilização – As etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde serão antecipadas por uma fase de mobilização a partir de cinco plenárias regionais: Nordeste (13 e 14 de março, em Fortaleza/CE), Sudeste (21 e 22 de março, em São Paulo/SP), Sul (21 e 22 de março, em Porto Alegre/RS), Norte (27 e 28 de março, em Belém/PA) e Centro-Oeste (27 e 28 de março, em Brasília/DF).

 

        As etapas municipais da 15ª Conferência Nacional de Saúde serão realizadas de 9 de abril a 15 de julho e as etapas estaduais no período de 16 a 30 de setembro. E a etapa nacional será de 23 a 26 de novembro em Brasília/DF.

 

 

 

Nita Queiroz
Equipe de Comunicação do CNS

Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I