Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 8 de março de 2015

 

 

A força da mulher no controle social


        Muitos não sabem, mas o dia 8 de março de 1857 marcou a vida das mulheres em todo mundo. Nesta data, operárias norte-americanas de uma fábrica de tecidos localizada em Nova Iorque se uniram em greve para reivindicar melhores condições de trabalho e igualdade de salário com os homens. Em repressão ao movimento, as tecelãs foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 delas faleceram no trágico episódio.

 

        Em memória à força destas pioneiras da luta pelos direitos femininos, em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, o 8 de março passou a simbolizar o Dia Internacional da Mulher. Somente 65 anos depois, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou, por meio de decreto, a data comemorativa.

 

 

 

 


        Celebrado em vários países, o Dia Internacional da Mulher faz referência às conquistas sociais, políticas e econômicas da população feminina, que representa quase metade da população mundial. A data também marca a luta contra o preconceito e a desvalorização da mulher, incentivando o debate contínuo sobre a reafirmação do papel das mais de três bilhões de mulheres espalhadas pelos vários continentes.


        No Conselho Nacional de Saúde (CNS), a luta feminina também ganhou força ao longo dos anos, com aumento da participação de entidades que militam na defesa da assistência integral à saúde da mulher. Em 2012, pela primeira vez, o CNS passou a ser presidido por uma mulher. Representante do segmento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a conselheira nacional Maria do Socorro de Souza foi eleita para o mandato de 2013/2015.


        A composição atual do colegiado (triênio 2013/2015) agrega, entre os membros titulares e suplentes, representantes da Rede Nacional Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama  (Femama); da União Brasileira das Mulheres (UBM); do Fórum Nacional de Mulheres Negras (FNMN); da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB); da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL); da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT); e da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

 

        Mulheres na 15ª CNS – Como reforço à participação feminina nos espaços de debate e deliberação para construção das políticas públicas, o Pleno CNS aprovou, no Regimento da 15ª Conferência Nacional de Saúde, a paridade de gênero como critério de equidade. Assim, em cada delegação estadual pelo menos 50% dos participantes devem ser mulheres.

 

 


Equipe de Comunicação do CNS

Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I