Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 17 de março de 2015

 

Plenária Popular do Nordeste reúne cerca de 400 pessoas em defesa da democracia e do SUS


Foto: Luiz Parahyba

        Movimentos Negro, Popular de Saúde (Mops), Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP Brasil), Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Ceará foram algumas das entidades instituições presentes na Plenária Popular Regional de Saúde Nordeste, realizada em Fortaleza/CE, nos dias 13 e 14 de março. Cerca de 400 pessoas, incluindo conselheiros nacionais e estaduais, participaram da atividade, que deu início à fase de mobilização popular para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.  

 

        O presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará, João Marques Farias, abriu a atividade com uma manifestação de rua. Como ressaltou a presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, “a plenária é literalmente o povo na rua em defesa da democracia e do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Em seguida, no auditório da Escola de Saúde Pública, a presidenta do CNS iniciou os debates, motivando os participantes a reforçar a divulgação das etapas municipais da 15ª Conferência Nacional de Saúde para garantir uma grande mobilização nacional.

 

 

Foto: Luiz Parahyba

        Divididos em oito grupos de trabalho, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar sugestões para a organização da 15ª Conferência Nacional de Saúde e da 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Populares, que será realizada em Brasília/DF, nos dias 13 e 14 de abril. A criatividade também foi uma característica marcante da Plenária Popular do Nordeste, com direito a cordel e música para embalar as discussões.

 

        Agenda – No próximo final de semana (21 e 22 de março), serão realizadas as plenárias populares das regiões Sudeste, em São Paulo/SP, e Sul, em Porto Alegre/RS. As Plenárias do Centro-Oeste (Brasília/DF) e Norte (Belém/PA) estão marcadas para os dias 27 e 28 de março.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I