Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de março de 2015

 

Centro-Oeste e Tocantins analisam cenário da saúde pública em plenária popular


Foto: Luiz Parahyba

        Sociedade civil, gestores e trabalhadores da saúde dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e do Distrito Federal estiveram reunidos em Brasília/DF, nos dias 27 e 28 de março, para reforçar o papel da participação popular na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). A Plenária Popular do Centro-Oeste e Tocantins reuniu cerca de 200 pessoas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A atividade, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com os conselhos estaduais, faz parte da etapa de mobilização para a 15ª Conferência Nacional de Saúde.


        A presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, enfatizou que um dos desafios da 15ª CNS é resgatar o caráter popular das conferências. “O SUS tem que ter a cara do povo brasileiro. Vamos descobrir os caminhos para o fortalecimento do sistema dialogando com a população”, disse. Para Socorro, “a plenária popular é um momento de reflexão, de olhar para o cenário das regiões e ver a agenda política que vai legitimar a conferência nacional”. 

 

        Socorro destacou ainda a importância do envolvimento dos governos nas etapas da conferência, incluindo esta fase de mobilização, para que as deliberações se materializem nos planos estaduais e municipais de saúde. “A gestão precisa aproximar sua agenda da agenda da sociedade. Os governos foram eleitos com voto popular e assumiram compromissos com a saúde. Na conferência, vamos cobrar o compromisso com o Sistema Único de Saúde”, defendeu.

 

 

Foto: Luiz Parahyba

        O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, aproveitou a Plenária Popular para assinar o decreto de convocação da 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal, marcada para os dias 24 e 25 de julho. “O SUS foi a maior conquista da população brasileira para a inclusão social, mas temos problemas que devem ser debatidos com franqueza para oferecer atendimento de qualidade à população", disse.

 

        Conferência – As plenárias populares realizadas em março nas cinco regiões do país fazem parte da agenda de mobilização para incentivar o engajamento direto da sociedade na 15ª Conferência Nacional de Saúde. Nos dias 13 e 14 de abril, a capital federal sediará a 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais.

 

        Os debates deliberativos da 15ª CNS iniciam no mês abril, com as conferências municipais (9 de abril a 15 de julho), e seguem até setembro com as conferências estaduais (16 de julho a 30 de setembro). A etapa nacional será de 1 a 4 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. O tema norteador das discussões é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.  

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I