Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 31 de março de 2015

 

Norte realiza Plenária Popular de preparação para a 15ª CNS

 

 

        Cerca de 250 pessoas, entre conselheiros nacionais, estaduais e municipais de saúde, movimentos sociais, da população negra, indígena, em situação de rua, LGBT, com necessidades especiais, gestores e profissionais de saúde, participaram da Plenária Popular da Região Norte, nos dias 27 e 28 de março. A atividade realizada no Beira Rio Hotel, em Belém/PA, reuniu representantes dos seis estados da região (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) e do Maranhão com o objetivo de incentivar a mobilização da sociedade civil para as etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

 

Foto: José Pantoja-ascom/Sespa


        Durante os dois dias de plenária, os participantes tiveram a oportunidade de discutir temas como o financiamento do setor, a situação da assistência à saúde nos municípios e estados da região, os reflexos da conjuntura política e econômica do país na saúde pública. A Plenária Popular do Norte também debateu estratégias de articulação, organização e mobilização para as etapas municipais, estaduais e nacional da 15ª CNS.


        “Este momento é agregador para os movimentos sociais. É muito importante a inclusão de segmentos que hoje não se encontram totalmente abraçados pela saúde no país”, afirmou o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amapá, Roberto Bauer. Para ele, as plenárias são uma maneira de fortalecer a região e demonstrar as peculiaridades e dificuldades de cada uma delas, assim como buscar soluções para melhorias da qualidade de vida da população.


        O presidente do Conselho Estadual do Pará, Gerson Dumont, representante do Movimento Popular de Saúde (Mops), acredita que as plenárias populares são uma oportunidade para socializar e ressaltar o tema e os objetivos da 15ª Conferência, o processo de mobilização e a participação dos movimentos sociais.

 


Foto: José Pantoja-ascom/Sespa


        O conselheiro nacional Haroldo Pontes, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), ressaltou a necessidade de resgatar a atmosfera de luta da 8ª Conferência Nacional de Saúde, para sair em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) garantido na Constituição Federal. “A 8ª Conferência foi um marco da participação popular. Temos uma responsabilidade muito forte. Lutar pelo SUS é lutar pela garantia dos direitos e pela democracia”, defendeu.


        A secretária de Saúde do Pará, Heloísa Guimarães, acredita que a 15ª CNS será o momento ideal para avaliar a situação da saúde pública na região e propor as correções necessárias para garantir a atenção integral. “Agora é a hora de trocar experiências e fortalecer as propostas para apresentar na conferência. Temos que construir políticas públicas pautadas na realidade local”, destacou.


        Para a conselheira nacional Kátia Souto, secretária substituta de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, “é preciso sair em defesa da democracia, dialogar com a sociedade e mostrar todos os avanços do SUS”. Na opinião de Kátia Souto, a Plenária da Região Norte cumpriu bem o papel de espaço de mobilização social, popular e dos conselhos de saúde.

 

Plenárias – As Plenárias Populares, realizadas no mês de março, reuniram mais de mil pessoas nas cinco regiões do país. Ao incluir novos sujeitos no debate em defesa do direito à saúde pública de qualidade, as plenárias populares também contribuem para fortalecer as instâncias de participação social.

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I