Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 7 de abril de 2015

 

7 de abril: Dia Mundial da Saúde


        O Dia Mundial da Saúde de 2015, celebrado em 7 de abril, tem como tema “Segurança Alimentar”. Instituída em 1950, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data presente no calendário de diversos países visa alertar a população sobre os cuidados com a saúde no sentido amplo, associado ao bem-estar físico, mental e social.

 


 

 

        De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira 2014, o Brasil tem enfrentado aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias. O excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças. A alimentação desequilibrada está associada à evolução de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer.

 

        O 7 de abril também é marcado por mobilizações em defesa da saúde como direito do povo e dever do Estado. Todos os anos o tema escolhido remete a uma questão que afeta as condições de saúde da população mundial e que precisa ser observada pelas políticas públicas de atenção e promoção à saúde.

 


 

        Este ano, durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde, a sociedade brasileira terá uma grande oportunidade de avaliar a situação da saúde pública no país. A população também é convocada a apresentar propostas que ajudem a enfrentar desafios e garantir que os cidadãos de todas as idades tenham a acesso à assistência integral e de qualidade de norte a sul do país. “É preciso atentar que a participação direta é o caminho para resolver boa parte dos problemas. A conferência não pode ser encarada como um evento, mas como processo articulado com o cotidiano de luta da sociedade”, ressalta Maria do Socorro de Souza, presidenta do Conselho Nacional de Saúde.

 


 

        Os debates da 15ª CNS iniciam nas etapas municipais (9 de abril a 15 de julho) e estaduais (16 de julho a 30 de setembro) e encerram na etapa nacional, em Brasília/DF, de 1 a 4 de dezembro. O tema central das discussões será Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


    

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I