Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 15 de abril de 2015

 

Ato em defesa do SUS marca encerramento da 19ª Plenária
Conselhos de saúde e movimentos sociais de todo o país se mobilizam na luta contra a terceirização do trabalho e por mais financiamento para o setor


        Conselheiros de saúde e representantes de movimentos sociais e populares de todo o país realizaram nesta terça-feira (14), em frente ao Congresso Nacional, em Brasília/DF, um ato público em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) público, de qualidade e universal. O ato marcou o encerramento da 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares, que reuniu nos dias 13 e 14 de abril cerca de 1.500 representes de todos os estados na capital federal.

 


 

        A passeata começou em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. Os manifestantes seguiram em caminhada pela Esplanada dos Ministérios. Com faixas e em coro, pronunciavam palavras de ordem contra a privatização do SUS e pela busca de novas fontes de financiamento para a saúde. “Precisamos reafirmar que queremos uma saúde pública de qualidade. O SUS é patrimônio nacional e não abrimos mão disso”, disse a coordenadora de Plenária do Distrito Federal, Maura Lúcia.

 

        De mãos dadas, trabalhadores, gestores e usuários do SUS deram um abraço simbólico no Ministério da Saúde. “Estamos aqui demonstrando que unidos estamos fazendo as reivindicações e solicitando as melhorias necessárias para o SUS”, afirmou o conselheiro municipal de saúde de Santos, Idreno de Almeida.
       


 

        Os participantes também manifestaram repúdio às matérias que tramitam no Congresso Nacional e representam retrocessos em direitos sociais conquistados pela população, entre elas o Projeto de Lei nº 4.330/2004, que libera os contratos de terceirização em todos os ramos de atividade; e a PEC nº 451/2014, que torna obrigatória a contratação de plano de saúde para os trabalhadores. “A tentativa de colocar plano de saúde como um direito do trabalhador fere o espírito do texto da nossa Constituição. O nosso foco deve ser o fortalecimento do SUS”, enfatizou o deputado federal (PT/CE) Odorico Monteiro. Para o deputado, que já foi conselheiro nacional de saúde, a matéria representa uma clara afronta ao capítulo constitucional de seguridade social e saúde.

 


 

        Para o conselheiro nacional Ronald Ferreira, encerrar a 19ª Plenária com um ato público teve um aspecto simbólico muito importante. “A experiência de ocupar as ruas de Brasília, estar no centro do poder e se manifestar é algo que marca a vida da pessoa e dá mais força para seguir na luta. Tenho certeza que isso vai contribuir muito para o empenho delas na luta nos estados.”, disse.


        Ronald avaliou como bastante positivo o fato de que os participantes da 19ª Plenária Nacional, mesmo com posições políticas diferentes, tenham se unificado em torno bandeiras concretas, como a defesa da saúde como direito e o combate às tentativas de mudanças na legislação para desestruturar o SUS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


    

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I