Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de abril de 2015

 

Democracia e participação popular são temas de debate na

19ª Plenária Nacional


        Reforma democrática e política, participação social, direitos sociais e democratização dos meios de comunicação foram os assuntos debatidos na tarde de segunda-feira (13), na 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares. Participaram da mesa o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o jornalista Leandro Fortes e José Antônio Moroni, membro do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). O Conselho Nacional de Saúde (CNS) esteve representado na mesa de debates pela conselheira Fernanda Bevenutty, da Associação Nacional dos Travestis e Transexuais.

 


 

 

        Gilberto Carvalho iniciou sua fala sobre democracia e participação social ressaltando o papel fundamental dos conselheiros de saúde. “É muito fácil falar em participação e democracia, mas é muito difícil vivenciar e fazer valer, na ponta, no dia a dia, tornar viva a democracia e a participação”, disse. Ao analisar o contexto político atual, o ex-ministro classificou que o país enfrenta um momento conturbado de incerteza sobre a democracia conquistada. “Penso que, neste tempo de crise, é importante afirmarmos os valores da democracia e da participação. Conseguimos construir uma sociedade justa, igualitária, fraterna se tivermos meios democráticos, de ampla participação popular. Não se constrói com autoritarismo uma sociedade efetivamente justa”, resumiu.


        Seguindo a mesma linha, mas com enfoque no papel dos meios de comunicação, Leandro Fortes defendeu a democratização da mídia e da saúde no país. Para ele, a informação e a saúde fazem parte do rol dos direitos humanos. “A informação é um direito humano, como a saúde também. Isso significa que temos que quebrar este paradigma, este modelo em que o SUS depende da intermediação da mídia tradicional”, ressaltou. Segundo Fortes, a informação não está mais nas mãos dos jornalistas e a saúde não deve e nem precisa esperar que a mídia tradicional atue em favor do Sistema Único de Saúde. “Vivemos prisioneiros desta intermediação que já não existe na prática. Com o surgimento da internet, o jornalista perdeu essa intermediação, foi superado pelos comunicadores que somos todos nós, a partir das redes sociais”, completou o jornalista.


        José Antônio Moroni trouxe o viés da reforma do sistema político como um dos caminhos fundamentais da democracia e da participação social no país. Para ele, é necessário ir além das mudanças de regras eleitorais e colocar no centro das discussões a questão do poder de forma ampla.  “O exercício do poder, os mecanismos que temos para exercer o poder e os caminhos que temos para controlar o poder. O poder reflete a desigualdade brasileira e também estrutura os processos de desigualdades que vivemos. Que o poder seja alicerçado na soberania popular”, defendeu.


        Para Moroni, os mecanismos de participação social garantidos na Constituição da República não garantem a democracia plena de uma sociedade complexa como a brasileira. Segundo ele, os outros instrumentos disponíveis, além do voto, não estão exatamente nas mãos do povo. “Só o Parlamento pode convocar plebiscito e referendo, quando quer e sobre o que quer. A iniciativa popular, nosso direito de propor leis, precisa de 1,5 mil assinaturas e entra como um Projeto de Lei qualquer”, explicou.

 

        A programação da 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares continua na terça-feira (14), com debates sobre a mobilização para alcançar os objetivos da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que tem como tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


    

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I