Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 30 de abril de 2015

 

 

Juventude Rural debate 15ª Conferência Nacional de Saúde


 

Ao lado de cerca de quatro mil jovens brasileiros e de outros países da América Latina, a presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro Souza, participou na tarde desta terça-feira (28), em Brasília/DF, do 3º Festival da Juventude Rural. O encontro, que começou no último dia 27 e se estende até 30 de abril, traz como tema “Juventude na luta por terra, políticas públicas e sucessão rural”.

 

Foto: Luiz Parahyba

 

Em sua fala sobre alimentação saudável, Socorro Souza afirmou que a experiência mostra que saúde tem tudo haver com o modelo de desenvolvimento e a forma como os alimentos são produzidos no campo. Para ela o assunto é importante porque repercute diretamente na qualidade de vida das pessoas. A presidenta do CNS, que é representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), destacou que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e citou a alta incidência de acidentes de trabalho no campo.

 

Socorro também abordou o problema do consumo de drogas que está cada vez mais presente nos pequenos municípios. “O uso de drogas não é apenas um problema social que atinge só quem mora na cidade, há também no interior, nos pequenos municípios, nas pequenas comunidades e isso é um problema social”, disparou.  Por fim, Maria do Socorro convidou os jovens para debater e participar da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que já começou nas etapas municipais e vai culminar na etapa nacional, no período de 1º a 4 de dezembro na capital federal.

 

Foto: Luiz Parahyba

 

Experiência – Para o conselheiro municipal de saúde de Piripiri/PI, Francisco Sávio, de 19 anos, debates como este tem o poder de fazer com que as pessoas mudem suas mentalidades, contribuindo para transformar a sociedade. “Quero preparar nossa comunidade para repassar o que vimos aqui. Vou levar também para o Conselho Municipal de Saúde essas questões e para as etapas municipais e estaduais de saúde que são preparatórias para a 15ª Conferência Nacional de Saúde”, garantiu.   

 

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I