Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de maio de 2015

 

 

Gestores da saúde firmam compromissos com a 15ª CNS


        O Conselho Nacional de Saúde apresentou a gestores federais estaduais e municipais de saúde, nesta quinta-feira (28), durante a 4ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília/DF, o Documento Orientador e as Diretrizes Metodológicas da 15ª Conferência Nacional de Saúde. O encontro, que aconteceu na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), reuniu secretários municipais, estaduais e representantes do Ministério da Saúde.

 


Foto: Luiz Parahyba

 

        Mesmo num ambiente tensionado devido ao contingenciamento do orçamento federal para a saúde, os gestores reafirmaram o compromisso com a realização da 15ª CNS, reconhecendo  a conferência como um espaço fundamental de politização da agenda da saúde.


        A presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, ressaltou a força mobilizadora da conferência nacional na defesa do direito à saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS), duas grandes conquistas de cidadania garantidas pela Constituição Federal brasileira.


        As dificuldades de financiamento do setor também foram discutidas durante a reunião. Segundo Socorro Souza, esta é a pauta que mais unifica os atores mobilizados para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. “Há uma tentativa de desconstitucionalizar SUS, a exemplo da abertura ao capital estrangeiro na assistência à saúde e da PEC nº 451/2014, que estimula o consumo de planos privados e tende a minimizar o dever do Estado em prover saúde como direito de todos brasileiros”, alertou a presidenta do CNS. Socorro ainda lembrou aos secretários de saúde que é preciso resgatar uma “agenda oculta”, para garantir o efetivo atendimento às populações ainda marginalizadas, como moradores de rua, rurais e mulheres em situação de abortamento.


        O ministro da Saúde, Arthur Chioro, que presidiu a reunião, explicou como o governo federal vai agir diante do contingenciamento de R$ 12 bilhões do orçamento da saúde. Ele assegurou aos gestores que há sim caminhos para fazer acontecer as três etapas da conferência nacional. “Não podemos justificar a falta de recursos para a não realização de quaisquer etapas da conferência nacional de saúde, pois temos como realocar verbas para cumprir o que na saúde é constitucional, legal”, afirmou.

 


Foto: Luiz Parahyba


        O presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de saúde (Conasems), Fernando Monti, afirmou que os gestores municipais estão empenhados na etapa local da 15ª Conferência Nacional de Saúde e se comprometeu em dar publicidade aos documentos apresentados pela presidenta do CNS. O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Wilson Duarte Alecrim, também reafirmou os compromissos político e financeiro da gestão nos estados para o êxito das conferências estaduais.

 

        Inovações da 15ª – Socorro Souza apresentou aos gestores as inovações propostas no Regimento da 15ª CNS e que devem ser implementadas em todas as etapas da conferência, entre elas: a ampliação da base social, incentivando maior participação de movimentos sociais e populares; e os novos critérios de equidade, além da paridade de segmentos (usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço), para garantir entre os delegados a presença de mais mulheres, idosos, jovens, população negra, LGBT, indígena, comunidades tradicionais, representatividade rural e urbana, pessoas com deficiências, patologias, necessidades especiais etc.


        Outro ponto destacado foi o caráter popular da fase de mobilização por meio do estímulo a conferencias livres, plenárias populares, iniciativas locais, além das possibilidades da participação on-line, a partir de uma plataforma digital.


        A presidenta do CNS mostrou aos secretários de saúde que o Conselho Nacional fez um  esforço de construir uma metodologia que contribuísse para reduzir e qualificar as deliberações da conferência, de modo que estas proposições possam verdadeiramente influenciar na construção participativa dos planos de saúde municipais, estaduais e nacional. “Os  governos eleitos para os próximos quatro anos devem aproximar suas agendas de governo aos anseios da população”, disse.

 

        A próxima reunião da Comissão Intergestores Tripartite, composta por representantes do Conass, Conasems e Ministério da Saúde, será realizada no dia 11 de junho, em João Pessoa/PB, durante o 3º Congresso Norte-Nordeste de Secretários de Saúde, onde o debate sobre a 15ª CNS já tem espaço garantido.

 

 

Foto: Luiz Parahyba

 

 

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I