Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 9 de junho de 2015

 

 

Conferência Livre de Saúde mobiliza estudantes no Congresso da UNE



        A União Nacional dos Estudantes (UNE), durante o 54º Congresso da entidade, realizado em Goiânia/GO, de 3 a 7 de junho, abriu espaço para discutir com a juventude os temas da 15ª Conferência Nacional de Saúde. A Conferência Livre de Saúde da UNE, no dia 4 de junho, contou com participação de centenas de estudantes brasileiros, em mais de três horas de debates.


        A presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, dividiu a mesa de debates com a diretora do Departamento de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Kátia Souto, e com a representante da Executiva dos Estudantes de Medicina Suelen Nunes.


        “Estamos numa crise política e em um ambiente com crise ética. Nós temos que ser guardiões e guardiãs da democracia, da ética na política, e a democracia participativa, com espaços de luta como a UNE, garante a força social”, disse Maria do Socorro. A presidenta do CNS conclamou os estudantes brasileiros à defesa intransigente do Sistema Único de Saúde (SUS) e relacionou a luta histórica da UNE com a do Conselho Nacional de Saúde, lembrando que ambos são espaços políticos de contraposição aos setores conservadores que atuam no Legislativo, no Executivo e no Judiciário.


        Maria do Socorro de Souza também apresentou aos estudantes os eixos da 15ª Conferência Nacional de Saúde e o calendário das etapas, motivando a juventude a participar das conferências municipais. “Queremos a 15ªCNS com a cara do povo brasileiro, e vocês traduzem a cara desse povo”, conclamou Socorro durante a Conferência Livre.

 

Foto: Luiz Parahyba


        A diretora Kátia Souto mostrou os desafios da participação nos conselhos populares e explicou para os estudantes o papel do  Departamento de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. “A juventude não pode ficar distante da saúde. Nós não podemos perder de vista que a saúde é um direito do povo brasileiro”, salientou a representante do Ministério da Saúde.


        Suelen Nunes, representando os estudantes de medicina, pontuou alguns aspectos relacionados à gestão da saúde, por meio das organizações sociais e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Na opinião da acadêmica, esses são caminhos equivocados para a gestão da saúde pública.

 

Foto: Luiz Parahyba


        A direção da União Nacional dos Estudantes e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), representada no evento por Dalmare Anderson, se comprometeram a unir forças na mobilização para garantir a participação direta dos estudantes nas etapas da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

 

Conferências Livres –  Para aproximar mais a população do processo de organização da 15ª Conferência Nacional de Saúde, o CNS tem incentivado a realização de conferências livres, a exemplo desta promovida pela União Nacional dos Estudantes. O objetivo é ampliar o debate e estimular a mobilização das comunidades em participar deste amplo debate nacional que vai definir os rumos da saúde nos próximos anos.

 

        Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, a 15ª Conferência Nacional de Saúde acontece em três etapas deliberativas: a municipal, que já começou e vai até o dia 15 de julho; a estadual, de 16 de julho a 30 de setembro; e a nacional, de 1 a 4 de dezembro, em Brasília-DF.

 

 

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I