Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 11 de junho de 2015

 

 

Ministro diz que não há corte de orçamento na saúde



        O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que não há corte de orçamento de sua pasta, durante a 270º Reunião Ordinária do Pleno do Conselho Nacional de Saúde, na quarta-feira (10). “Contingenciamento não é corte definitivo,  é bloqueio. Não haverá comprometimento do cronograma e programas, nós fomos preservados”, avaliou Chioro, ao debater o ponto de pauta da Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento - COFIN/ CNS.

 

        Segundo o ministro, a Saúde  tem R$ 3,1 bilhões a mais neste ano. “Este recurso foi negociado para fechar 2015 conseguindo cumprir as despesas do ano passado pagas este ano”, explicou.

 

Foto: Rodrigo Nunes/MS


        Os conselheiros demostraram preocupação com o contingenciamento, especialmente para a Atenção Básica, a Assistência Farmacêutica, o Mais Médicos e o Mais Especialidades. O conselheiro nacional Clóvis Boufleur lembrou  que o posicionamento do Pleno é o de que “a Saúde não pode ser contingenciada, não pode ser postergada”.  Já Aníbal Machado perguntou ao ministro como o Pleno do CNS poderia ajudar a gestão deste momento de crise.

 

Financiamento –  Para Chioro, o CNS sempre teve compromisso de construir alternativas para o financiamento e traz a mobilização da sociedade para encontrar soluções. “Tenho feito a minha parte, mobilizando secretários, governadores e prefeitos. Estou preocupado com o debate político para sustentar e manter o SUS”, ressaltou.

 

        Como encaminhamento, o ministro da Saúde propôs que o CNS e o Ministério da Saúde debatam, dentro de 30 dias, a questão de novas fontes para que a área da saúde – de modo a entrar no segundo semestre de forma mais articulada.  “O que devemos discutir é como usar o recurso, qual é o modelo assistencial que temos, qual o modelo de gestão. Vamos continuar gastando como gastamos ou vamos inverter o sistema?”, questionou o ministro.

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I