Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 16 de junho de 2015

 

 

Audiência pública debate medidas de combate à disseminação do HIV

 

 

        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou nesta segunda-feira (15) de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal sobre “Direitos Humanos e a Saúde”. O foco dos debates foram as propostas em tramitação que reduzem direitos e aumentam a discriminação contra as pessoas HIV positivas.


        Participaram da audiência os conselheiros nacionais de saúde Carlos Alberto Duarte e Maria do Socorro de Souza, presidenta do colegiado; Ivo Brito, assessor de Ações Estratégicas do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde ; a psicóloga Vera Paiva, professora da Universidade de São Paulo (USP); Léo Mendes, representante da Articulação Nacional de Saúde e Direitos Humanos (ANSDH); e Lúcio Costa, coordenador de Direitos Humanos e Saúde Mental, da Secretariai de Direitos Humanos da Presidência da República.


        O projeto mais denunciado pelos participantes da audiência pública foi o PL nº 198/2015, em tramitação na Câmara, que torna crime hediondo a transmissão deliberada do vírus da aids. Para o conselheiro Carlos Duarte, esse projeto vai na contramão das políticas de prevenção porque amplia a discriminação e, certamente, afastará os cidadãos do serviço de saúde. “Não dá pra criminalizar quem na verdade é vítima da epidemia de aids”, disse.  Atualmente, 04% da população brasileira tem HIV/Aids e 403 mil pessoas fazem tratamento gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados do Ministério da Saúde mostram que a infecção tem crescido mais entre os jovens.


        O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDH, disse que o Congresso Nacional corre o risco de causar mais prejuízos aos portadores do vírus HIV caso aprove propostas que reduzem direitos e aumentam a discriminação ao grupo. “Espero que não passe na Câmara, mas se passar lá, aqui vai parar. Vamos segurar o quanto for necessário, não é criminalizando que vai resolver a questão”, disse Paim.


        A presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, listou outros projetos em tramitação no Congresso Nacional que, assim como o PL nº 198/2015, representam retrocessos no direito universal à saúde, garantido na Constituição Brasileira, tais como: PL nº 200/2015 (que propõem mudanças na análise ética de pesquisas com seres humanos); e a PEC nº 451/2014 (que obriga a concessão de plano de saúde a trabalhadores urbanos e rurais). “O direito universal à saúde na perspectiva dos direitos humanos só tem viabilidade se passar pelo Sistema Único de Saúde. Lamentavelmente estamos perdendo a disputa em defesa do SUS no país. Existe uma agenda negativa que tenta descontruir o que constitucionalmente construirmos de 1988 para cá. Nós como sociedade precisamos alertar o Governo, o Legislativo e o Judiciário das implicações negativas dessa agenda”, alertou.


        Socorro também aproveitou para divulgar a 15ª Conferência Nacional de Saúde, cuja etapa municipal está em andamento. Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, a conferência nacional é um espaço privilegiado para democratizar e politizar o debate sobre a agenda da saúde.

 

*Com informações da Agência Senado. 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I