Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de junho de 2015

 

 

Parlamentares e sociedade civil se unem em defesa do SUS

 

 

        A bandeira da saúde pública como direito de todos e dever do Estado mobilizou parlamentares, gestores públicos e representantes de entidades e movimentos sociais de vários estados – nesta quarta-feira (17), no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.


        O ministro Arthur Chioro apontou a necessidade de reafirmar o compromisso dos governos e sociedade com o acesso universal, obtido com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Vinte e sete anos depois ainda há vozes que questionam a saúde enquanto direito universal, em discursos que defendem a segmentação da cobertura e a revisão dos marcos legais. Precisamos reafirmar a nossa convicção: que a garantia da saúde enquanto direito universal é uma conquista civilizatória”, disse, durante o Simpósio Nacional de Saúde, promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família, em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

Foto: Luís Oliveira/MS


        A deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ) conta que a inspiração para o Simpósio veio dos encontros históricos que balizaram a construção de grandes políticas da área de saúde, a exemplo do próprio Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse é o momento de superar a fragmentação e nos reunirmos para construir propostas estruturantes”, disse. “Vamos contribuir para que a 15ª Conferência Nacional (que acontece neste ano) não se dilua em relatórios de 1000 pontos, mas que apresente grandes eixos concretos para a saúde brasileira”, diz Jandira.


        Além de enumerar avanços desde a criação do SUS, Luís Eugênio Portela, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), apresentou uma proposta de agenda estratégica, com cinco diretrizes: desenvolvimento, democracia, modelo de atenção à saúde, gestão e financiamento. “O SUS encontra-se em uma encruzilhada em que não avançar significa retroceder. Não avançar na universalidade é retroceder ao modelo pré-SUS de segmentação da assistência à saúde de acordo com a posição social das pessoas”, afirmou ele.

 

Foto: Luís Oliveira/MS


        Para a presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, o risco de retrocesso apresentado por propostas que estão tramitando no Congresso para mudar a Constituição ameaça a própria cidadania.  “Não somos somente usuários ou beneficiários da política, queremos nos afirmar como sujeitos de direitos, na dimensão indissociável dos direitos humanos”.


        Maria do Socorro também criticou a lógica equivocada como as políticas de saúde são elaboradas, pensando apenas nos indicadores de incidência e mortalidade de doenças. “Não é possível pensar num modelo de atenção à saúde a serviço de um modelo de desenvolvimento concentrador de riquezas, excludente, que coloca o sujeito como objetivo dos interesses do capitalismo”.


        Em defesa da soberania popular, a presidenta do CNS enfatizou a responsabilidade do Poder Legislativo no respeito aos projetos encaminhados pela sociedade. “Não aguentamos mais mobilizar a sociedade em defesa de mais recursos para o SUS – como fizemos no Movimento Saúde + 10, um dos maiores projetos de inciativa popular – e sermos tratados como fomos”, disse ela, lembrando que o parlamento ignorou a proposta popular. “O que está em xeque não é só o financiamento da saúde, mas que esta Casa legitime outras formas de participação. Não queremos substituir o Legislativo, mas o Legislativo não está autorizado a passar por cima de outros mecanismos de participação direta, como referendo, plebiscito, projeto de iniciativa popular”, criticou.

 

Foto: Luís Oliveira/MS


Expectativa – Para o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Antônio Brito (PTB/BA), os debates sobre qualificação de recursos humanos, financiamento, assistência farmacêutica e acesso universal servem de embasamento para os trabalhos da comissão. “Temos a certeza sairemos deste simpósio com informações mais claras para balizar o trabalho da Comissão de Seguridade Social e Família e traduzir em projetos de lei, ações propositivas junto aos governos e ao Congresso Nacional para dar respostas à sociedade brasileira”, afirmou.

 

Foto: Luís Oliveira/MS

 

        O presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Osmar Terra (PMDB/RS), também elogiou a promoção de um simpósio para debater a saúde como direito, especialmente em um momento de crise do sistema público pela falta de recursos financeiros. “Precisamos apresentar soluções concretas no curto prazo para resolver a questão crucial que é o financiamento da saúde hoje. Não dá para ter boa gestão sem recursos”, alertou.

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I