Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 4 de agosto de 2015

 

 

Instaurada comissão eleitoral para o triênio 2015/2018

 

 

        Foi instaurada a comissão eleitoral do Conselho Nacional de Saúde para o triênio 2015/2018 na última quinta-feira, 30 de julho. A eleição das novas representações é para o dia 5 de novembro. Podem se inscrever entidades e movimentos sociais nacionais de usuários do Sistema Único da Saúde (SUS), entidades nacionais de profissionais de saúde, incluindo a comunidade científica da área de saúde, das entidades nacionais de prestadores de serviços de saúde e das entidades empresariais nacionais com atividades na área de saúde.


        Para o presidente da Comissão Eleitoral, Geordeci Souza, a comissão é importante para que realmente possa ser realizado um processo eleitoral que obedeça fielmente as regras que foram estabelecidas no decreto e resolução do CNS referente ao regimento eleitoral.


        “A Comissão é composta por todos os segmentos que compõe o Conselho Nacional de Saúde sendo eles usuários, prestadores de serviços, profissionais da saúde, gestão. Esse procedimento é necessário ocorrer porque a comissão eleitoral é um órgão a parte que dirige e organiza todo o processo eleitoral. Do ponto de vista democrático é extremamente necessário em função das garantias que essa comissão, pela sua representação, pode dar no quanto a lisura e a transparência”.


        Na reunião, os conselheiros estabeleceram cronogramas e estabelecendo a organização do processo eleitoral. O vice-presidente da comissão, Carlos Duarte, destacou sobre a importância democrática e envolvimento dos segmentos da sociedade.


        “Estamos propondo que haja uma grande divulgação para que todas as entidades que tenham interesse em participar do Conselho Nacional de Saúde participem de fato, disputem as vagas que tem para cada um dos segmentos. A intenção é que o Conselho tenha cada vez mais representação de todos os segmentos da sociedade brasileira e que de fato estejam aqui entidades que defendam o Sistema Único de Saúde e o direito a saúde como um direito de todos e dever do Estado”.


        O Conselho Nacional de Saúde, paralelo ao cronograma da eleição, também realiza a 15ª Conferência Nacional de Saúde. A etapa nacional acontece do dia 1º a 4 de dezembro em Brasília.


        Para Geordeci Souza, essa conferência é diferente das demais anteriores em um sentido mais desafiador pela conjuntura política que o país vive.


        “Nessa 15ª CNS o desafio é maior porque nunca em todas as outras edições o SUS esteve em pleno ataque como hoje estamos sob todos os pontos de vista. Ataque do judiciário, legislativo, do poder executivo em algumas posições equivocadas e que faz com que essa conferência nacional de saúde acenda o sinal amarelo, no sentido de que é necessário a gente ir para as ruas para garantir a permanência do SUS, inclusive um SUS igualitário e universal para todos. Essa é uma grande oportunidade que temos. Talvez a última. Se a sociedade brasileira não entender a importância da 15ª CNS, talvez não tenhamos outra conferência com a possibilidade de fazer com que o SUS continue vivo e existindo”.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I