Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 08 de outubro de 2015

 

 

1º de OUTUBRO:

DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DA PESSOA IDOSA

 

        O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1982, na Assembleia Mundial sobre Envelhecimento, realizada em Viena / Áustria.

 

        No Brasil, esse dia foi instituído pela Lei nº 11.433 de 28 de dezembro de 2006. Nesta data tão especial, a Comissão Interesetorial de Saúde do Idoso do Conselho Nacional de Saúde – CISID/ CNS, se associa às homenagens prestadas no Brasil e no mundo a essa respeitável e distinta parcela das populações de todas as nacionalidades.

 

        O país tem hoje uma população idosa da ordem de 12,6% da população nacional, o que corresponde a 24.850.000 pessoas, com grandes e variadas demandas de serviços de Saúde. Todos são atendidos em suas demandas, diferente do que era antes da constituição atual, quando as pessoas sem carteira assinada eram atendidas como indigentes.

 

        De forma muito especial, desejamos aos idosos brasileiros saúde, esperança, alegria, paz e muita disposição para o exercício da cidadania em defesa do SUS e das políticas públicas do Brasil.

 

        O término do regime militar provocou uma grande e espontânea mobilização popular, clamando pelo restabelecimento da ordem democrática através de uma nova constituição. O clamor foi ouvido e uma nova constituição foi elaborada em sintonia entre sociedade, congresso constituinte e governo.

 

        Em 15 de outubro de 1988 foi promulgada a nova constituição brasileira contemplando abrangentes políticas públicas e estabelecendo o compartilhamento do poder e responsabilidades entre governo e sociedade, através da criação dos conselhos de políticas públicas permanentes, paritários e deliberativos.

 

        Como militantes, somos todos protagonistas e beneficiários das políticas públicas estabelecidas e vigentes, mesmo marcadas por deslizes reconhecidos.

 

        Tranquilidade para todos os brasileiros para que não precisemos viver preocupados com o acesso aos serviços de saúde eletivos ou de emergência / urgência!

 

        O SUS que temos, na prática, não é ainda o SUS institucionalizado. Tem muito ainda para avançar seja na dimensão do financiamento, na formação de pessoal, na comunicação com a sociedade, na gestão, na formação de conselheiros, entre outros.

 

        Neste momento, o SUS enfrenta grandes dificuldades, que para superá-las, será indispensável a mobilização de toda a sociedade e, especialmente, nossa, os idosos, em defesa do SUS constitucionalmente estabelecido. Muitas são as ameaças ao Sistema vindas de dentro e de fora do país, com o foco no atendimento de mercado e não público.

 

Saúde no Brasil é direito, e não mercadoria!

 

        Será realizada, em Brasília, de 1 a 4 de dezembro, a 15ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema: Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro.

 

        Pedimos especial atenção das pessoas idosas, que irão participar da 15ª Conferência, às propostas vindas dos estados e municípios e que se mobilizem da melhor forma possível para aprovar as propostas relacionadas com a saúde da pessoa idosa.

 

        É oportuno convidar os idosos do Brasil a participarem mais dos conselhos de saúde, especialmente os municipais, atuando como conselheiro ou integrando comissões de trabalho do respectivo conselho.

 

Geraldo Adão Santos
Coordenador da Comissão Intersetorial
de Saúde da Pessoa Idosa – CISID       

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I