Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 20 de janeiro de 2016

 

 

Mesa diretora do CNS reúne-se durante o Fórum Social Mundial


        A mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde, reuniu-se na manhã desta quarta-feira(20.01), na sede do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul em Porto Alegre/RS.

 

        A ideia de a primeira reunião do ano acontecer durante o Fórum Social Mundial Temático, que acontece na mesma cidade, é simbolizar a integração com os movimentos sociais. A  mesa  apontou o planejamento do triênio 2015/2018, o processo de recomposição das comissões e definiu o calendário anual do CNS neste ano. Também foi apresentado o Plano de Valorização dos Agentes de Saúde e Edemias, o acompanhamento das ações do Ministério da Saúde no combate ao Zika Vírus, entre ouras pautas.


        Educação – Pelo fato de a reunião ter acontecido na sede do CES/RS, a integrante da comissão de educação permanente do estado, Sandra de Leon, apresentou uma proposta de projeto que possa integrar as ações desenvolvidas pelo CNS no âmbito da educação, com foco na formação de multiplicadores locais, para o fortalecimento do controle social.


        Ronald Santos, presidente do CNS, avaliou como positiva a proposta e disse que o projeto será levado para a comissão e pleno do Conselho.


        Os membros da mesa puderam apresentar suas expectativas para o trabalho que será realizado ao longo do triênio. Para a conselheira Francisca Rêgo, da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia, é preciso pensar com muita responsabilidade o grande desafio que é a saúde pública. Jurandir Frutuoso, do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, enfatizou que o planejamento esteja de acordo com as diretrizes do SUS.


        Segundo Cleoneide Pinheiro, da Federação Nacional das Associação dos Celíacos do Brasil, a mesa diretora terá o desafio em fortalecer o SUS e o controle social.
Para Kátia Souto, que representou a secretária da Secretaria de Gestão Estratégia e Participativa no Ministério da Saúde, é preciso dar atenção à repercussão das pautas do CNS com os movimentos sociais que não estão necessariamente no Conselho.


        De acordo com Ronald, no planejamento, que está previsto para acontecer em março deste ano,  será dada continuidade ao trabalho já desenvolvido. “Os conselheiros devem se sentir parte do processo, nos desafios apresentados, devemos construir alianças com diversos parceiros”, diz.

 

        A mesa é composta pelo presidente do CNS e  por representantes dos segmentos de usuários, gestores, trabalhadores e profissionais de saúde.


 

Por Marcio Venciguerra, do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I