Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 1 de fevereiro de 2016

 

 

Femama organiza mobilização para o dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro


        A Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), entidade representada no Conselho Nacional de Saúde (CNS), adere à campanha global “Nós Podemos. Eu Posso”, liderada pela União Internacional para Combate ao Câncer (UICC), da qual a Federação faz parte.


        O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, será uma oportunidade para unir pessoas, comunidades e governos e estimular o debate sobre o tema a fim de reduzir os impactos do câncer em todo o mundo. A data é oportuna para disseminar informações a pacientes e à população em geral, incentivar hábitos saudáveis e o diagnóstico precoce e lutar por políticas que aprimorem os índices de cura e controle da doença.


        No Brasil, a campanha visa mostrar que todos, tanto organizações e grupos quanto cada pessoa individualmente, podem tomar ações, muitas vezes simples, para reduzir as mortes evitáveis por câncer. “Se cada um fizer sua parte, a luta não fica pesada para ninguém e nos aproximamos do objetivo de reduzir os índices de mortalidade por câncer no Brasil e no mundo”, lembra Maira Caleffi, médica mastologista e presidente voluntária da Femama.


        Entre as atividades planejadas pela Federação para celebrar esta edição do Dia Mundial do Câncer está a produção de um vídeo informativo em que Ricardo Caponero, oncologista e presidente do Conselho Científico da Femama, esclarece dúvidas recebidas pelo Facebook. O vídeo será publicado nas redes sociais da instituição no próximo dia 4.


        Congresso - Estão previstas também ações no Congresso Nacional. Nos dias 3 e 4, a Femama disponibilizará um painel colaborativo convidando deputados, senadores, assessores, funcionários e visitantes a escreverem sobre como “nós podemos” ou “eu posso” agir para combater o câncer.


        Durante a intervenção, voluntárias da ONG Recomeçar - Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, associada à Femama, explicarão o intuito da campanha a fim de incentivar a reflexão e reforçar o compromisso de autoridades com a questão. O painel estará no Salão Azul do Senado. Além disso, no dia 3, a Femama apoiará ação liderada pela ONG Recomeçar para a composição de um laço rosa humano.


        Para formá-lo, voluntárias, pacientes e autoridades vestirão uma peça de roupa rosa, às 11h no gramado do Congresso próximo à chapelaria. As ações no Congresso contam com o apoio da Frente Parlamentar de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, da Secretaria da Mulher da Câmara e da Procuradoria Especial da Mulher do Senado.


        A Femama também reuniu em seu site informações e materiais que apontam caminhos para que pessoas e instituições saibam como atuar na luta contra o câncer de mama, além de fomentar a adesão do público à campanha nas redes sociais e de incentivar suas 57 ONGs associadas a desenvolverem ações em suas redes e comunidades.


        Redes sociais - Escreva em sua mão ou em uma folha de papel uma mensagem sobre como NÓS PODEMOS ou como EU POSSO ajudar no combate e prevenção do câncer. Tire uma foto da sua mensagem e compartilhe nas redes sociais com as hashtags #‎DiaMundialdoCâncer, #‎NósPodemosEuPosso e #Femama. A sua foto aparecerá no mural do site worldcancerday.org ao lado de contribuições de outros países e pode inspirar outras pessoas a tomarem atitudes na luta contra o câncer.


 

Por Marcio Venciguerra, do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I