Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de feveriro de 2016

 

 

Presidente do CNS busca apoio para políticas de educação em saúde

 

 


        O trabalho de criação e implementação de uma Política de Informação, Educação e Comunicação em saúde segue na pauta de prioridades do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O órgão buscou apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) para executar uma das propostas mais votadas na 15ª Conferência Nacional de Saúde, aprovada por mais de 90% dos participantes.

 

        O presidente do CNS, Ronald Santos, afirmou ser necessário debater e enfrentar os problemas existentes hoje na saúde. “Nosso objetivo é trazer uma nova expectativa para que possamos enfrentar os problemas que rodeiam a saúde, desde o financiamento a saúde até o respeito às construções das diretrizes. A diretriz mais aprovada em educação começa com o regulador do Estado sobre a questão do trabalho”, lembrou.

 


Crédito foto: Ascom/CNS

 

        O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Aurélio, sinalizou apoio às bandeiras de gestão de relação de trabalho, regulação da educação em saúde, protocolos de gestão de trabalho e diretrizes de currículos escolares. Além disso, falou sobre a necessidade do avanço no respeito aos direitos no trabalho. “Uma das discussões que estamos colocando em destaque envolve o Departamento de Gestão e Regulamentação do Trabalho, como também da Educação, e que é uma agenda da OIT [Organização Internacional do Trabalho] sobre o trabalho decente”, disse.

 

Novas oportunidades


        Na ocasião, Hêider comentou com Ronald Santos sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), que é uma plataforma desenvolvida para profissionais e alunos da área da saúde. A ideia inicial é utilizar essa tecnologia a favor do CNS na capacitação e cursos voltados para os conselheiros nacionais de saúde como ferramenta de educação em saúde.

 

        Na reunião, o presidente do CNS também foi convidado a participar do lançamento do Conecta SUS – Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde. O evento está previsto para ocorrer no Congresso Internacional da Rede Unida, que acontece nos dias 21 a 24 de março em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

 

Patrícia Costa
Assessoria do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I