Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de feveriro de 2016

 

 

Conselho Nacional de Saúde se mobiliza no combate ao Aedes aegypti

 

 


        Uma grande mobilização contra o Aedes aegypti, promovida pelo Governo Federal, está em curso no Brasil. As chamadas Salas de Situação e Controle da Microcefalia, que já foram instaladas em 115 municípios, monitoram toda ação mosquito. Desde a visita da Força Nacional às casas até a distribuição de material. A ideia é que os conselheiros de saúde municipais e estaduais possam acompanhar os trabalhos em sua localidade.

 


 

        Em Brasília, a sala funciona no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), no Setor Policial Sul. O conselheiro nacional de Saúde, Geordeci Souza, aprova as instalações. “Iniciativas como esta devem ser ampliadas para outras ações ligadas à saúde, fortalecendo as intervenções em parcerias com Ministérios. Uma campanha ganha muita força quando a mobilização é feita dentro de uma unidade, como a que ocorre no combate à dengue”, ressalta.

 

        Marcos Quito, coordenador da sala de Situação de Brasília, explica que os municípios monitorados possuem mais de 50 mil habitantes. Segundo ele, a participação da sociedade é fundamental para o enfrentamento ao Aedes e os conselhos de saúde são peças fundamentes nesse processo. “As salas nos municípios devem atuar de forma articulada com os conselhos de saúde”, disse.

 

Metodologia

 

        O CNS, por meio de videoconferência, acompanhou o monitoramento das cidades do Rio de Janeiro e Macapá. Na capital amapaense, todo trabalho era observado por um conselheiro estadual de saúde. Entre as atividades executadas estavam a avaliação das visitas às casas, a consolidação de dados do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e também a listagem de todos os materiais disponíveis para a distribuição.

 

 

 

 

Mariana Moura
Assessoria do CNS

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I