Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 01 de março de 2016

 

 

Deputados manifestam apoio à PEC 01

 


        A semana promete ser decisiva para a saúde pública na Câmara dos Deputados. Na pauta do plenário, a expectativa é que os parlamentares votem a PEC 01/2015 e decidam sobre o percentual mínimo da receita corrente líquida da União para custeio do Sistema Único de Saúde (SUS). Estudo do Conselho Nacional de Saúde (CNS) indica que, em caso de recusa, a perda chegue a R$ 10 bilhões já em 2016.

 

        Integrante da Frente Parlamentar da Saúde, o deputado Jorge Solla (PT-BA) vê ligação direta entre a queda da receita com o subfinanciamento do SUS. Segundo ele, quem defende a PEC e é contra a CPMF, por exemplo, expõe uma contradição enorme na defesa da saúde. “Falar em aumentar a receita para a saúde e não fazer movimento para aumentar a corrente líquida é um faz de conta”, critica.

 

        Outro deputado da Frente reforça o apoio à PEC 01. De acordo com Mandetta (DEM-MS), a aprovação da matéria vai impactar diretamente os serviços de saúde. “Alcançará não só a população, mas também os trabalhadores da saúde”, destaca.

 

        Já o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) acredita que a PEC01/20 seja o primeiro passo para a garantia de um SUS de qualidade. Segundo ele, a medida pode ajudar a combater problemas históricos na rede pública. “Devemos entender que esse será o piso e não o teto que a saúde precisa para acabar com as filas de atendimento e outros problemas que a saúde enfrenta cotidianamente”.

 

PEC 01/2015


        A proposta teve como base a iniciativa popular Saúde +10, promovida pelo CNS em conjunto com movimentos sociais. Ela é a garantia de sobrevivência do SUS, pois assegura o percentual mínimo da receita corrente líquida para custeio da saúde no Brasil. Vale lembrar que, em 2015, o valor empenhado representou 14,8%. Para 2016, a estimativa – calculada com base na Emenda Constitucional 86/2015 – representa apenas 13,2%. Essa diferença corresponde a aproximadamente R$ 10 bilhões a menos para a saúde já neste ano.

 

 

 

Patrícia Costa
Assessoria do CNS

 

 

 

 

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I