Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 8 de março de 2016

 

 

Conselho aprova estudos sobre a fosfoetanolamina

 

 


        A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde (CONEP/CNS) aprovou no último dia 04 de março o protocolo de análises clínicas da substância química fosfoetanolamina. O medicamento é apresentado como alternativa terapêutica para o câncer por cientistas do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP).

 

        Sobre todo o processo, a CONEP fez apenas uma recomendação: que não haja limitação de ressarcimento ao participante da pesquisa. “Não concordamos com o limite de R$ 40 ao participante, pois ele precisa se locomover, além de se alimentar e também em alguns casos auxílio de acompanhante”, avalia o coordenador da CONEP, conselheiro Jorge Venâncio.

 

        O presidente do CNS, Ronald Santos, lembra o papel fundamental do conselho no processo por ser a instituição que fiscaliza as políticas públicas de saúde. “De uma forma rápida e ágil, o CNS conseguiu dar sua contribuição para que a pesquisa se desenvolva rapidamente, garantindo a proteção do participante do estudo”, avalia.

 

Pesquisa


        A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo designou o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) para acompanhar o andamento das análises de pesquisa. O diretor-clínico do ICESP, Paulo Hoff, afirma não ter ainda em mãos o parecer da CONEP e que avaliará as recomendações. “Reconhecemos que teve um processo rápido nas avaliações e iremos analisar as recomendações. Só posso falar em datas para início de pesquisas quando todo o trâmite for finalizado”.

 

 

Patrícia Costa
Assessoria do CNS

 

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I