Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 8 de março de 2016

 

 

Mulher ainda sofre com o mercado de trabalho 

 

 

        O mercado de trabalho ainda não promove a igualdade entre o homem e a mulher. A constatação é feita por mulheres que conhecem bem a causa e convivem diariamente com as diferenças no tratamento dispensado por patrões no cotidiano de empresas e entidades públicas. Reduzir essa desigualdade é papel de toda sociedade.

 

        A promotora Renata Coelho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), acredita que apenas a conquista de leis específicas não seja o suficiente. Segundo ela, é preciso avançar definitivamente na igualdade de gênero no trabalho. “Os direitos estão concretizados na lei, mas a sociedade como um todo ainda não garante a efetividade desses direitos Nosso papel é ouvir as denúncias e agir em relação a fatos concretos. Sabemos que hoje ainda há um abismo entre homens e mulheres no mercado de trabalho”, afirma.

 

        As conquistas femininas no campo do trabalho acontecem a partir da década de 30, quando a mulher passa a ter direito a voto, ser proprietária e assinar recibos. No entanto, o grande marco das conquistas trabalhistas das mulheres veio com a Constituição Federal de 1988, quando se estabeleceu a garantia à igualdade de gêneros como, por exemplo, salários, funções e acesso ao emprego e licença maternidade.

 

        Legislações específicas vieram posteriormente garantindo ainda mais direitos e atualizando a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que possui um capítulo específico sobre direto da mulher no trabalho. Entre os direitos estão o de intervalo para amamentação, creche em locais de trabalho para empresas com mais de 20 trabalhadoras, e proibição de exigência de atestado de gravidez.

 

        Ampliar os direitos das mulheres por meio da legislação é um trabalho específico da Procuradoria Especial da Mulher no Senado. Desde 2013, senadoras e senadores discutem de forma mais efetiva as questões de gênero. “A instituição busca mecanismos legais e práticos, a fim de que a mulher tenha efetivo apoio em todas as situações de vulnerabilidade. O acesso ao mercado de trabalho representa um desses ambientes desiguais”, explica a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

 

        A senadora enfatiza que as mulheres têm amparo nas leis trabalhistas, mas muitas não conhecem esses direitos. “Todo mês, realizamos audiências públicas para debater direitos existentes e a criação de novos. Toda população pode acompanhar, seja presencialmente ou de forma interativa”, diz Grazziotin, que faz convite à participação nos avanços da pauta feminina.

 

 

Ayana Carneiro Figueiredo
Assessoria do CNS

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I