Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 8 de março de 2016

 

 

 

No Senado, CNS reforça alerta sobre propostas que prejudicam mulheres

 


img

        Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, as atenções se voltam para temas polêmicos que tramitam no Congresso Nacional. Nesta segunda-feira (07), parlamentares e movimentos sociais debateram a questão da saúde da mulher na Comissão de Direitos Humanos do Senado.

 

        Boa parte do tempo da sessão proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS) foi usada para discutir o Projeto de Lei 5069/2013, que tramita na Câmara dos Deputados. O texto da matéria restringe o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de mulheres vítimas de violência sexual.

 

        A conselheira Nacional de Saúde, Eurídice Almeida, critica o projeto e afirma categoricamente que ele retira o direito das mulheres ao mesmo tempo em que penaliza os profissionais de saúde. “Além disso, também impõe às mulheres a necessidade de exame de corpo de delito para comprovar a violência sexual. Ou seja, obriga a mulher vivenciar novamente a violência”, diz.

 

        O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara e esta pronto para votação no Plenário. Só depois de cumprida esta etapa, que o tema começará a ser discutido pelos senadores. Para Eurídice, no entanto, os movimentos em defesa da saúde devem se mobilizar e desde já alertar sobre o andamento da proposta. “É preciso combater essas pautas conservadoras que hoje compõe o cenário político”, alerta.

 

        A audiência contou com a participação de várias entidades como Movimento Mulheres em Luta (MML), Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Secretaria de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Comitê Mundial de Mulheres da Internacional dos Serviços Públicos e Mulher Trabalhadora.

 

 

Patrícia Costa
Assessoria do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I