Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Revista
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 14 de março de 2016

 

 

CNS quer PLS 200 na comissão de Direitos Humanos do Senado

 

 

        O Projeto de Lei do Senado 200/2015, que trata das pesquisas clínicas em seres humanos por instituições públicas ou privadas, precisa tramitar pela Comissão de Direitos Humanos do Senado. Esta é a avaliação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que por meio de sua Comissão Nacional de Ética na Pesquisa (CONEP) acompanha a tramitação da matéria na Casa.

 

        Originalmente, o PSL 200 não precisa passar pelo crivo da Comissão de Direito Humanos. No entanto, para o coordenador da CONEP, Jorge Venâncio, por meio desta avaliação será possível a validação dos estudos baseados nas premissas propostas pelo CNS. “Cabe a cada entidade envolvida na luta dirigir-se aos senadores solicitando a urgente votação do PLS”, ressalta.

 

        Hoje, o projeto encontra-se na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado e está pronto para votação. Posteriormente, passará para análise da Comissão de Assuntos Sociais. Só depois deste trâmite, a proposta estará pronta para votação no Plenário da Casa. O CNS acredita que a avaliação por parte da Comissão de Direitos Humanos é fundamental para o enriquecimento da matéria.

 

        Para o Conselho Nacional, o texto original do PSL 200 é um retrocesso. Por esse motivo, o senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP) pediu vista do projeto e fez alterações que levaram em consideração os argumentos do CNS.

 

Propostas defendidas

 

        Ao todo cinco temas centrais são propostos pelo CNS sobre o projeto. Eles fazem parte do conjunto de decisões realizadas pelo colegiado. Essas propostas foram solicitadas para incorporação no relatório do PLS. Questões como retirar atribuições da CONEP e repassá-las à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são totalmente contrárias ao que pensa o CNS. Uma proposta defendida pelo CNS é a continuidade dos estudos pós-tratamento. Hoje, o paciente é desligado do processo assim que o medicamento é lançado no mercado.

 

        Os projetos de pesquisa estrangeiros apresentados hoje devem ser iguais aos nacionais. De acordo com Venâncio, isso é possível com uma regulamentação formal. “O projeto explicita que as pesquisas sejam aprovadas em seu país de origem e apresentada junto à CONEP, uma justificativa plausível para o desenvolvimento do estudo no Brasil”, defende.

 

 

Mariana Moura
Assessoria do CNS

 

 

 

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I