Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 28 de março de 2016

 

 

CNS aposta em tecnologias como AVASUS para fortalecer a saúde

 

 

        A nova plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS) foi apresentada em uma das oficinas do 12º Congresso da Rede Unida, em Campo Grande (MS). O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou do evento com atividades estratégicas para o fortalecimento da saúde.

 

 


 

        De acordo com o presidente do CNS, Ronald Santos, a saúde também se faz com ciência e recursos tecnológicos. “Estamos dando sequência ao que foi planejado no Conselho, a respeito de usarmos todo o potencial da tecnologia para contribuir com os avanços na área da saúde. O CNS não poderia ficar de fora dessa iniciativa”, afirma.

 

        O AVASUS é uma plataforma de aprendizagem desenvolvida para profissionais, alunos entre outras pessoas ligadas à área da saúde. O conselheiro Alexandre Fonseca reforça a importância das parcerias neste processo de construção da formação e ensino. “Nossa ideia é que a plataforma envolva não só o Ministério da Saúde e o SUS, mas também as secretarias de saúde municipais, estaduais, as escolas técnicas, universidades e outras entidades que ajudam na construção coletiva da saúde e desse processo tecnológico”, diz.

 

        Parceiro do AVASUS, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) também esteve presente. O coordenador Ricardo Valentim explica que a nova versão do AVASUS vai além da formação. “Ele qualifica os acadêmicos e também parte para uma educação livre. A plataforma já contra com mais de 3 milhões de usuários”, informa.

 

Sobre o AVASUS

 

        A plataforma foi idealizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo sua primeira versão lançada no dia 14 de outubro de 2015. Os módulos educacionais disponíveis são compostos por diversas mídias (textos, áudios, vídeos) que abordam temas clínicos e de organização do processo de trabalho elaborados por instituições de ensino com experiência reconhecida no país.

 

Veja mais: https://ufrn.unasus.gov.br/moodle26/

 

Patrícia Costa
Assessoria do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I