Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de março de 2016

 

 

CNS quer derrubada de veto que diminui investimentos no SUS

 

 

        Depois da campanha vitoriosa pela aprovação em primeiro turno da PEC 01/20015, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) inicia a batalha pela derrubada do veto ao parágrafo 8º do artigo 38 da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2016. O veto diminui consideravelmente os investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2016 e está pronto para votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

 

        O dispositivo em questão representava uma garantia mínima de preservação dos recursos ao SUS em 2016, no primeiro ano de vigência da Emenda Constitucional 86/2015, que estabelece um novo critério de cálculo para apuração da aplicação mínima em ações e serviços públicos de saúde. Em 2016, o percentual é de 13,2% das receitas correntes líquidas.

 

        De acordo com estudos do próprio CNS, as perdas reais provocadas pelo veto podem chegar a R$ 12,1 bilhões este ano em comparação com 2015. “A Constituição Federal não permite redução no montante aplicado em saúde de um ano para o outro. A derrubada do veto é justa e precisa ser feita”, defende Ronald Santos, presidente do CNS.

 

        A preocupação é tanta que entidades ligadas ao CNS já se mobilizam para pressionar parlamentares a votarem pela derrubada do veto. Para ter ideia, com menos recursos ficarão prejudicados, entre outros, o financiamento das ações de média e alta complexidade, a farmácia popular regime co-pagamento e as ações de combate e erradicação do Aedes aegypti e da gripe H1N1.
         
Financiamento 2016


        O quadro é preocupante, mas existe uma saída. A derrubada do veto ao parágrafo 8º do artigo 38 da LDO, somada à aprovação em segundo turno da PEC 01, garantiria recursos suficientes para que o ano de 2016 não seja de caos na área da saúde. As duas medidas, juntas, garantiriam algo em torno de R$ 20 bilhões a mais para o SUS este ano.

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I