Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 29 de abril de 2016

 

 

Programa Mais Médicos é prorrogado por três anos

 

 


        A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira (29) Medida Provisória que prorroga o Programa Mais Médicos por mais três anos. A iniciativa da continuidade do programa partiu do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM), que estiveram presentes na cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

 


Crédito foto: Rondon Vellozo

 

        Criado em 2013, o Mais Médicos conta hoje com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). O total de pessoas assistidas, segundo dados do Ministério da Saúde, passa dos 65 milhões de brasileiros. De acordo com o estudo realizado pela da Universidade de São Paulo e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 98% dos profissionais que integram o Mais Médicos manifestaram o interesse em permanecer no Brasil.

 

        A presidenta Dilma destaca o papel realizado pelas entidades que hoje garantiram a continuidade do Programa por mais três anos. Segundo ela, desde o início do Mais Médicos as parcerias entre as prefeituras foram fundamentais. “Além do esforço permanente das organizações que fizeram seu papel de cobrar mais saúde de qualidade para a população”, lembra.

 

        Segundo Ronald Santos, presidente do CNS, o Mais Médicos é uma conquista da população que luta para garantir o pleno funcionamento do SUS. “O esforço do governo Dilma nos últimos quatro anos é inegável e a efetivação dos Mais Médicos é o exemplo mais claro que esse esforço é percebido pela população nos locais mais distantes desse país. Sem democracia não tem SUS e sem SUS não tem democracia”, afirma.

 

        Para o ministro interino da Saúde, Agenor Álvares, ao longo dos anos o programa mostrou ser uma ação afirmativa na garantia da atenção básica da saúde pública no país. “O governo legitimado pela população brasileira afirma que o compromisso com a saúde não é uma mera formalidade. O SUS não foi uma condição, foi uma luta, um direito conquistado da população”, diz.

 

 

Mariana Moura
Assessoria do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I