Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 6 de maio de 2016

 

 

No Senado, conselheiros defendem o SUS e a democracia

 


        A crise política instaurada no Brasil não pode ameaçar as conquistas adquiridas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse foi o tom predominante da audiência pública realizada no Senado Federal nesta quinta-feira (06) em que conselheiros nacionais de saúde puderam demonstrar toda preocupação com o atual momento da política brasileira.

 

 


 

        Segundo o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald Santos, não há como falar em democracia sem mencionar o SUS, maior e mais democrático sistema público de saúde do planeta. “O SUS é irmão gêmeo da democracia e permitiu acesso à saúde aos 200 milhões de brasileiros. Liquidar a democracia é liquidar o SUS”, afirma.

 

        O conselheiro André Luiz de Oliveira, representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no CNS, aponta o SUS como uma das maiores conquistas sociais dos brasileiros e faz um alerta sobre o futuro do sistema: “O SUS é considerado como um exemplo de pleno exercício e conquista de cidadania de um povo que luta e preza pela democracia. Devemos continuar com debates nacionais e impedir o seu desmonte”, ressalta.

 

        O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e autor da proposta de audiência pública, garante a continuidade dos debates sobre o SUS mesmo que a Comissão Especial do Impeachment decida pela a admissibilidade do processo de afastamento da presidenta Dilma Roussef. “Usaremos sempre a tribuna da Comissão de Direitos Humanos para defender a democracia”, afirma Paim.

 

 

Susanna Scarlet
Assessoria do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I