Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 18 de maio de 2016

 

 

Conselheiros e parlamentares defendem SUS em comissão da Câmara

 

 


        Manifestantes a favor do Sistema Único de Saúde (SUS), que lotaram o Plenário 7 das Comissões da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (18), ficaram frustrados com a ausência do ministro interino da Saúde, Ricardo Barros, na audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família. Parlamentares leram e apoiaram o manifesto do Conselho Nacional de Saúde (CNS) em defesa da saúde pública.

 

        O debate principal girou em torno da declaração do ministro à imprensa em que disse ser preciso rever o tamanho do SUS. O deputado Jorge Solla (PT-BA), que leu o documento do CNS durante a audiência, criticou a postura adotada por Barros. “Não vamos admitir perdas de direito, especialmente no que diz respeito a uma política pública tão importante quanto o SUS”, afirmou.

 

        No documento, o CNS destaca a luta pela aprovação da PEC 01/2015, que aumenta gradativamente os recursos do SUS. Além disso, critica propostas como a PEC 143/2015, que desvincula receitas levando a perda de até R$ 80 bilhões da saúde, e a PEC 451/2014, que beneficia planos de saúde privados em detrimento do sistema público de saúde.

 

        Durante a audiência pública, conselheiros do CNS distribuíram cópias do manifesto e fizeram corpo a corpo com parlamentares pela defesa da saúde pública. O deputado Chico D’Angelo (PT-RJ) foi outro que criticou a possibilidade de revisão do SUS. “Nunca vi um ministro assumir e dizer que é preciso rever a universalidade do sistema de saúde. Isso quer dizer reduzir, por exemplo, campanhas de vacinação e serviços como o Samu. Discurso fora da realidade”, disse.

 

        Mesmo confirmando presença, Ricardo Barros justificou a ausência informando reunião de última hora no Palácio do Planalto. No Senado Federal, a Comissão de Assuntos Sociais aprovou nesta quarta-feira requerimento para ouvir o ministro sobre as declarações feitas à imprensa. A data ainda será marcada.

 

 

Susana Scarlet
Assessoria do CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I