Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 23 de maio de 2016

 

 

CNS realiza oficina durante Conferência Mundial de Promoção da Saúde

 

 


        A oficina sobre a Incorporação de Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF-OMS) foi realizada neste domingo (22) pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O evento ocorreu durante a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (UIPES), na cidade de Curitiba/PR.

 

 

 

 

        Para Ronald Santos, presidente do CNS, a atividade representa o compromisso do colegiado com a defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) universal e gratuito. Ronald também ressaltou a Resolução 452, que trata da incorporação da CIF no SUS. “Quando se há acordos internacionais que regulam as atividades no campo da saúde, melhora e muito o atendimento na ponta, ou seja, com os usuários do SUS”, disse.

 

        O presidente ressaltou, também, o esforço do CNS na defesa do SUS como uma das principais pautas do colegiado. “Vivemos disputas o tempo inteiro, não podemos achar que o enfrentamento que fazíamos antes do governo eleito sair, não terá continuidade, muito pelo contrário, agora é a hora de fazermos um controle social mais forte e integrado”, afirmou.

 

        De acordo com Anabela Corrêa, professora da Universidade de Coimbra em Portugal, a CIF apresenta um desafio maior, que é a plenitude no entendimento ao conceito da Classificação. “A Organização Mundial da Saúde definiu as três modalidades pactuados sobre a CIF que são: o corpo a pessoa e o contexto social. Ambos implicam na forma de se relacionar com o paciente e entendimento tem que ser repassado para todo mundo”, explicou.

 

        A proposta da oficina foi, por meio de grupos de discussão, construir estratégias para implementação dos indicadores da CIP para o SUS. Estiveram presentes conselheiros nacionais de saúde, estudiosos no assunto, participantes da Conferência, entre outros.

 

Sobre a Conferência Mundial de Promoção da Saúde


        A 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (UIPES) acontece entre os dias 22 e 26 de maio na cidade de Curitiba, Paraná. O evento é considerado um dos mais importantes na área da saúde.

 

        Com o tema “Promovendo saúde e equidade”, o objetivo da Conferência é criar um fórum global onde pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas envolvidos e comprometidos com a promoção de saúde e equidade compartilham e discutem novos conhecimentos, práticas e políticas inovadoras, além das experiências mais avançadas neste campo do conhecimento.

 

 

 

Mariana Moura
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I