Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 24 de maio de 2016

 

 

CNS participa do Dia da Mobilização Nacional em Defesa da Previdência

 

 


        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) estará engajado no Dia da Mobilização Nacional em Defesa da Previdência, na próxima terça-feira (31). A luta será marcada por atos nas agências do INSS em todo Brasil. Os conselheiros têm convicção de que a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) passa pela defesa dos direitos sociais, incluindo a seguridade, a previdência e assistência social.

 

        O governo do presidente interino, Michel Temer, já demonstra pretensão em flexibilizar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e fazer uma ampla reforma na previdência. Ao mesmo tempo, o ministro interino da Saúde, Ricardo Barros, tenta se explicar de sua declaração sobre "revisar o tamanho do SUS". “Todas essas ameaças atentam contra direitos sociais adquiridos durante décadas. Não podemos retroceder nos avanços conquistados a duras penas pela sociedade brasileira”, defende Ronald dos Santos, presidente do CNS.

 

        Ronald cita diretrizes da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em dezembro 2015, para fortalecer o engajamento do CNS na mobilização. Ele lembra que delegados da Conferência aprovaram, por exemplo, lutar contra toda e qualquer iniciativa de privatização no serviço público, principalmente do SUS e da Previdência Social. “Além disso, decidimos repudiar qualquer proposta que suprime direitos previdenciários e trabalhistas. A luta pelos direitos sociais é uma só”, afirma.

 

        O CNS promoverá uma campanha em suas redes sociais e pede a todos os defensores do SUS que ajude na propagação das informações. “Defender o SUS é defender a democracia. Defender o SUS é defender a Seguridade. E defender a Seguridade é defender a Previdência e a Assistência Social”, conclui o presidente do CNS.

 

 

Ederson Marques
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I