Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de maio de 2016

 

 

CNS entrega carta à 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde

 

 


        Conselheiros presentes na 22ª Conferência Mundial sobre Promoção da Saúde entregaram á organização do evento uma carta que relata o posicionamento do Pleno sobre a saúde pública brasileira. Na ocasião, os representantes da sociedade civil realizaram a leitura do documento nas diversas atividades do evento.

 

        De acordo com o conselheiro Vanilson Torres, que representa o Movimento Nacional de População de Rua, espaços como os da Conferência servem para apresentar as conquistas da população e também os ataques aos direitos sociais. “Lutamos por mais recursos e democracia e dizemos não ao retrocesso que retira direitos das populações mais vulneráveis. Hoje um morador de rua ser conselheiro nacional de saúde é a prova de que o acesso aos direitos é uma conquista do povo brasileiro”, disse.

 

        Para Simone Cruz, que também é conselheira, a Conferência é um importante momento para se ouvir as experiências de outros países e refletir sobre as práticas brasileiras. “Precisamos focar as políticas sociais que realmente rebatam na vida das pessoas que mais precisam e que mudem a vida delas”, afirmou.

 

Sobre a Conferência


        A Conferência foi realizada entre os dias 22 e 26 de maio em Curitiba, no Paraná, e contou com mais de dois mil participantes de 70 países. O objetivo foi criar um fórum global onde pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas envolvidos e comprometidos com a promoção de saúde e equidade pudessem compartilhar e discutir novos conhecimentos, práticas e políticas inovadoras, além das experiências mais avançadas neste campo do conhecimento.

 

Leia a carta na íntegra:

 

        Carta do Conselho Nacional de Saúde à 22 ª Conferência Mundial IUHPE sobre Promoção da Saúde:  em defesa do SUS e da democracia

 

        “O tema da 22ª Conferência Mundial: Promovendo Saúde e Equidade, remonta ao momento político de defesa da democracia e da saúde pública brasileira. Vivemos uma grande onda conservadora, que ameaça os direitos sociais garantidos pela Constituição como Saúde, Educação, Previdência e Assistência Social.

 

        O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das principais conquistas sociais, fruto da luta do povo brasileiro. Todos os esforços de gestores, trabalhadores e usuários do SUS nos últimos anos, para o cumprimento desse mandamento constitucional da Saúde como Direito de todos e dever do Estado é inegável principalmente no que tange à não privatização dos serviços e a ampliação do financiamento.  Não pode haver retrocesso na atenção integral à saúde, efetivada por meio de Políticas como o Programa Mais Médicos, o Aqui tem Farmácia Popular, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o SAMU, o Viver sem Limites, o Consultório na Rua, o Programa de DST, HIV e Hepatites Virais, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica e Política Nacional de Promoção da Saúde, alguns dos exemplos mais claros desses esforços, que são percebidos pela população deste país.

 

        Hoje essas conquistas se veem ameaçadas num contexto em que se fala em redimensionar o SUS, em se questiona a universalidade da atenção à saúde integral, e com equidade. No atual momento da economia brasileira, cortar despesas públicas, a partir de programas sociais como saúde, educação, bolsa família, afeta diretamente a classe trabalhadora.

 

        Essa Conferência propiciou o debate democrático da saúde como inclusão social, como direito e cidadania. O CNS reafirma sua defesa pelo SUS e pelos direitos sociais que são bandeiras históricas dos movimentos sociais brasileiros. Precisamos reagir e resistir para impedir a desconstrução desses direitos. Defenderemos a Constituição, a Saúde, o SUS e a democracia”.

 

 

Mariana Moura
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I