Home Links Úteis Fale Conosco

O CONSELHO
Apresentação
Histórico
Composição
Estrutura Organizacional
Regimento Interno
img Fluxo de trabalho
Comissões
Expediente
 
ATOS NORMATIVOS
img Resoluções
Recomendações
Moções
Legislação
 
REUNIÕES DO CONSELHO
Calendário
Pauta
Atas
 
BIBLIOTECA
Informativos
Livros
Relatórios
 
EVENTOS DE SAÚDE
 
PLENÁRIA DE CONSELHOS
 

Brasília, 27 de maio de 2016

 

 

Formação em saúde é tema de debate no CNS

 

 


        O Conselho Nacional de Saúde (CNS) foi palco de um encontro histórico que debateu a importância da formação em saúde ser regulada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entidades representativas de profissionais, estudantes e usuários da saúde pública puderam expor suas ideias sobre o tema durante reunião no Pleno do CNS, em Brasília.

 

        O presidente do CNS, Ronald dos Santos, lembrou o protagonismo da proposta. “Compete ao SUS ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde e está na ordem do dia defender duas questões fundamentais para o povo brasileiro: a Democracia e o próprio SUS”, disse.

 

        O coordenador-adjunto da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH), Alexandre Medeiros, apresentou um estudo sobre o SUS como cenário de prática e o Contrato Organizativo de Integração Ensino Serviço (Coapes) como dispositivo de fortalecimento. “A formação de profissionais de saúde em consonância aos princípios e diretrizes do SUS, a singularidade das instituições de ensino, o planejamento e avaliação dos processos formativos e a participação ativa da comunidade são um dos princípios do COAPES”, explicou.

 

        Uma das diretrizes propostas durante a reunião ampliada da CIRH é que o processo de contratualização envolva todas as instituições de ensino interessadas e todos os gestores federais, estaduais e municipais. Outra proposta é que os municípios com mais de uma instituição de ensino ou programa de residência passem a celebrar Coapes com os envolvidos para garantir transparência durante todo o processo.

 

        Além do CNS, participaram da reunião representantes do Conselho Nacional de Educação, Conselho Federal de Nutricionistas, Federação Nacional dos Psicólogos, Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras, Federação Nacional dos Farmacêuticos, Federação Nacional dos Médicos, Associação Brasileira do Autismo, Associação Brasileira Superando Lúpus, Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, entre outros.

 

 

 

Susanna Scarlet
Assessoria CNS

 

Voltar 
 

Equipe de Comunicação do CNS
Fone: (61) 3315-3576/2560
Fax: (61) 3315-2414/3927
e-mail: cns@saude.gov.br
Site: www.conselho.saude.gov.br

 

Conselho Nacional de Saúde - "Efetivando o Controle Social".
Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” - Edifício Anexo, Ala “B” - 1º andar - Sala 103B - 70058-900 - Brasília, DF

I